sexta-feira, 3 de novembro de 2017

Refogado de abóbora moranga ou como aproveitar a decoração de Halloween




Fui criada desde pequena, aprendendo que não devemos desperdiçar alimentos.
 Talvez isso se explique pelo fato de ser filha de imigrantes europeus que passaram necessidade durante o período de guerra e sempre valorizaram os alimentos, evitando todo e qualquer desperdício.
Por isso fico horrorizada com "guerra de comida" ou mesmo como festivais tipo  "La tomatina" na Espanha onde são desperdiçadas toneladas de tomate, só de "brincadeira".
 Acho um desrespeito com a natureza e com os escassos e preciosos recursos naturais como a água, empregados na produção desses alimentos.

Sendo assim, além de ser fã de abóbora, passado o Halloween, as abóboras vão para a cozinha rendendo pratos deliciosos e nutritivos.

 

Refogado de abóbora 

 Ingredientes:
1 quilo de abóbora descascada e picada em pedaços pequenos.
200 gramas  de linguiça calabresa picada em fatias finas
3 colheres (sopa) de azeite
3 dentes de alho picados
1 cebola média picada
4 tomates maduros, sem pele, picados
sal
pimenta do reino
sálvia fresca ou desidratada (usei a fresca)
Modo de fazer:
A parte mais chata é descascar a abóbora, que tem a casca muito dura. Mas, cortando ao meio e depois em gomos, facilita bastante. 


Depois apoie o gomo na tábua e com uma boa faca, vá descascando em lascas, de cima para baixo,  até limpar toda a abóbora.


Pique em pedaços pequenos, pois facilita o cozimento


Coloque o azeite em uma panela. Junte o alho e a linguiça e refogue até dourar o alho.


Adicione a cebola, refogue até murchar. Acrescente o tomate e misture.


Junte a abóbora picada o sal e a pimenta do reino. Misture bem , tampe a panela e deixe cozinhar por 20 minutos no fogo médio, mexendo de vez em quando. Se começar a secar muito, junto meia xícara de água e mantenha mais um pouco no fogo. Quando a abóbora estiver desmanchando, junte as folhas de sálvia. Prove o sal e corrija se precisar. Misture e desligue o fogo. Mantenha tampado por mais cinco minutos.


Depois com uma colher ou amassador de batatas, amassa a abóbora até formar um creme espesso e pedaçudo. Sirva com arroz branco e batata palha. Também fica uma delícia como mistura no querido arroz e feijão de todo dia.

Mousse mocaccino