No dia 6 de janeiro, dia de Reis Magos, temos como tradição fazer o Pão de Reis e desmontar toda a decoração de Natal. É sagrado. O Pão de Reis ou a Rosca de Reis, estará presente em nossa mesa. Recheado com frutas secas e várias prendas escondidas, a família corta cada fatia, ansiosa, esperando encontrar a surpresa, que vai dizer a sorte do ano (amor e dinheiro). Em casa com moças casadoiras pode ser um anel. Já a moeda é sempre muito disputada. Essa velha tradição ibérica, ainda é muito viva, uma vez que os pedidos de presentes são feitos aos reis Magos e portanto é preciso agrada-los com um pão doce bem gostoso.
Esta receita é muito fácil e o resultado impressiona. A massa foi feita em máquina de fazer pão no ciclo massa.
Todos vão adorar. É uma delicia. Há duas opções de montagem com a a mesma receita. São bem fáceis e ficam lindas.Escolha a que mais gostar.
Feliz Dia de Reis!
Pão de Reis
Ingredientes da massa:
3 ovos inteiros
1 xícara (chá) de água mineral ou filtrada
1 colher (sopa) de essência de amêndoas
200 gramas de manteiga na temperatura ambiente
3 colheres (sopa) de leite em pó
1 xícara (chá) de açúcar
1 colher (chá) de sal
700 gramas de farinha de trigo de boa qualidade (usei D. Benta Reserva Especial) peneirada
1 colher (chá) de fermento biológico seco
Ingredientes do Recheio:
1/2 xícara (chá) de nozes picadas
1 xícara (chá) de cramberries secos ou frutas cristalizadas
1/2 xícara (chá) de uvas passas claras sem sementes
1/2 xícara (chá) de damascos secos picados
Modo de fazer:
Usando a máquina de fazer pão, coloque os ingredientes na ordem que aparecem na receita: os ovos, a água, a essência, a manteiga, o leite em pó, o açúcar, o sal, farinha de trigo peneirada e por fim o fermento biológico seco sobre a farinha. Selecione o ciclo massa e deixe a máquina de pão fazer o serviço.
Quando terminar de bater, a massa ficara bem macia e com aspecto cremoso, porém firme.
O ciclo demora mais ou menos uma hora e meia.
Prepare o recheio.
Separe as frutas secas e a prenda (s). Embrulhei a moeda em papel alumínio.
Terminado o ciclo a massa estará crescida e fofa.
Já com a máquina de pão desligada, coloque as frutas e a prenda(s) já embrulhada(s) sobre a massa dentro do recipiente. Misture delicadamente com o auxílio de uma espátula ( pão duro).
Unte uma forma redonda (média) com manteiga e polvilhe com farinha de trigo.
Transfira a massa para a forma e espalhe de maneira uniforme.
Pincele a superfície com gema de ovo. Leve para assar em forno pre aquecido em 180 graus, por aproximadamente 50 minutos ou até que fique bem dourada.
Retire do forno e deixe esfriar. Desenforme e decore com frutas secas. Polvilhe com açúcar de confeiteiro
Na primeira foto do post há uma outra opção de montagem da rosca.
A receita é exatamente igual, mas a montagem é um pouco diferente. Coloque todos os ingredientes na máquina de pão no ciclo massa (apenas misturar e bater). Quando estiver pronta, retire a massa da máquina e coloque sobre uma superfície lisa e enfarinhada. Se estiver grudenta e mole, coloque um pouco mais de farinha e misture bem, até a a massa ficar mais firme. Estique a massa com o auxílio de um rolo. Espalhe as frutas.
Enrole a massa, apertando bem. Como se fosse um rocambole.
Corte em fatias e coloque em uma forma redonda e enfarinhada. Cubra a forma e deixe crescer por 2 horas. Leve ao forno pré aquecido em 180 graus por aproximadamente 45 minutos ou até que fique dourada.
Tire do forno. Deixe esfriar e desenforme. Decore como quiser. Pode ser polvilhando com açúcar de confeiteiro, ou um glacê de açúcar (1 xícara de açúcar de confeiteiro com 2 colheres (sopa) de leite).
Cada um corta seu pedaço.
Boa sorte!!!