O pão depois de cortado.
O pão pronto, assim que esfriou e foi retirado da cuba de preparação da máquina.
Adoro fazer pão à moda antiga, com levain (massa madre) e cumprindo todas as etapas de uma boa fermentação. Mas, sou realista e sei que nem sempre posso fazer isso. Muitas vezes tenho um dia corrido, mas, não quero abrir mão de um pão fresquinho, recém assado.
Nessas horas, apelo para minha companheira de longa data, a minha máquina de fazer pão. Já está velhinha mas funciona muito bem. A receita de hoje é com ela. Super fácil de fazer e ideal para quem quer pão fresco, mas não tem tempo para fazer. O resultado é ótimo. Um pão muito nutritivo e leve.Perfeito para dietas veganas. Fofinho, fofinho.
Pão de aveia e cenoura.
Ingredientes:
1 copo medida de água mineral (330 ml )
1 colher medida pequena de sal
2 colheres medida grandes de açúcar
4 colheres medida grandes de óleo (usei girassol)
1 copo medida de de aveia em flocos finos
1 copo medida de cenoura ralada ( 1 cenoura média)
3 copos medida de farinha de trigo
2 colheres medida pequenas de fermento biológio seco
Dica: Se gostar pode adicionar sementes tipo girassol, chia ou mesmo nozes. Também pode adicionar uvas passas. Fica muito nutritivo e gostoso, mas o total adicionado não pode ultrapassar o volume de meio copo medidor, que será adicionado após a aveia.
Modo de fazer:
Para que o pão fique perfeito, é preciso usar as medidas corretas e adicionar os ingredientes na ordem em que aparecem na receita.
Separe a cuba da máquina de fazer pão, o copo medidor e a colher medida que vieram junto com a máquina. Se não tive o copo medidor as medidas equivalem: o copo cheio equivale a 330 ml. A colher medida maior equivale a 1 colher (sopa) e a menor 1 colher (café).
Coloque a água mineral, o sal , o açúcar (usei cristal) e o óleo (girassol) na cuba da máquina.
Junte a aveia (se quiser usar nozes, sementes ou uvas passas, adicione neste momento, mas lembre-se : só meio copo) e a cenoura ralada.
A seguir acrescente a farinha de trigo e o fermento.
Programe a máquina para o ciclo de 3 horas (sanduíche) . Na minha máquina é o 11. Tostagem escura e peso 900 gramas.
Observe a máquina começar a trabalhar a massa. Se achar que está seco demais acrescente 1 colher (sopa) de água. Se estiver mole demais, acrescente 1 colher ( sopa) de farinha de trigo ou mais, se precisar. A massa tem que ficar macia e rodar com facilidade. Observe o ponto no vídeo.
Terminado o ciclo, ao ouvir o apito duplo de desligar, abra a máquina e retire a cuba pela alça, mas cuidado, proteja as mãos pois está bem quente.
Deixe esfriar.
Desenforme, virando a cuba de cabeça para baixo, sobre uma tábua ou prato.
Nenhum comentário:
Postar um comentário