sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Feliz 2011 ...e Estrogonofe para o último dia de 2010!!!!

O que comer no almoço do dia 31??
Vamos de Estrogonofe...assim mesmo, abrasileirado. Afinal, é uma receita adaptada, ou melhor, um picadinho "bombado"!
Seja qual for o nome, é delicioso e fica perfeito com o arroz branco e batata palha. No nosso, o da foto, cortamos as batatinhas, numa tentativa desesperada de reduzir um pouco os zilhões de calorias que andamos ingerindo!
Para quem quiser experimentar, fica aqui a receita. Super fácil, rapido e todos gostam.
Estrogonofe.
500 gras de filé mignon ou contra filé (só a carne) cortado em tirinhas
sal
pimenta do reino
2 colheres (sopa) de manteiga
1/2 cebola média ralada
1 colher (sopa)  de farinha de trigo
1/2 copo de vinho branco seco
1/2 copo de água
2 colheres (sopa) de molho ingles
2 colheres (sopa)  de mostarda
2 colheres (sopa) de catchup
100 gramas de cogumelos fatiados
300 gramas de creme de leite ( usei o fresco)

Modo de fazer:
Limpe bem a carne, tire a gordura e pique em tirinhas, longas e finas. Tempere com um pouco de sal e pimenta do reino. Reserve. Coloque na panela ( usei a de pressão ) a manteiga. Deixe derreter e dourar. Junte a cebola ralada. Mexa até que comece a amolecer. Junte a carne e  refogue até que estufe. Mexa bem e adicione a farinha de trigo. Misture bem e junte o vinho. Mexa bem e junte a água. Vá mexendo até que dissolva todos os grumos. Adicione o molho ingles, a mostarda e o catchup.


  
Misture bem e tampe a panela. Deixe de 15 a 20 minutos, em fogo baixo, na panela de pressão. De 30 a 45 em panela convencional ( atençaõ, para que o molho não seque, se precisar, junte mais água). No caso da panela de pressão, terminado o tempo de cocção, desligue o fogo, deixe a pressão sair e  abra a panela . Junte os cogumelos. Ligue o fogo baixo novamente.Misture bem e deixe o molho reduzir. Se ficou muito seco, adicione um pouco de água e deixe ferver. Junte o creme de leite e misture bem, mantendo o fogo bem baixo. Quando começar a ferver, mexa sem parar, até que o molho fique bem encorpado. Desligue o fogo e sirva imediatamente. Bom apetite .
Depois do almoço, descanse um pouco, afinal ninguem é de ferro. No final da tarde,  aproveite para organizar a ceia de Réveillon, com tudo que há de bom...frutas, carnes, farofas da sorte, lentilhas...e muita champagne para brindar a chegada de 2011!!!!
Feliz Ano Novo para todos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mousse mocaccino