quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Polenta com linguiça ou a Polenta de copinho.


A polenta é um prato delicioso, econômico e nutritivo. Não é à toa, que foi a salvação dos primeiros colonos italianos. Pobres, eles não tinham muitos recursos para alimentar as numerosas famílias. Sendo assim, a polenta, barata e energética, ajudava a manter as famílias bem alimentadas. Não bastasse tudo isso, é deliciosa! Hoje frequenta com igual desenvoltura a mesa do pobre e do rico. Versátil, aceita qualquer acompanhamento. A imaginação é o limite.

A receita de hoje, é a mais fácil e rápida de fazer. Pode ser servida como entrada na forma de polenta de copinho. Também, como porção individual em charmosas vasilhas ou ainda na forma refratária, como a clássica refeição para a família, num almoço de domingo.

Como entrada, é um sucesso. Sirva enquanto o churrasco não fica pronto. Entretém os convidados que vão conversando e tomando uma cervejinha gelada. Rende 10 copinhos.

Nesta versão, a polenta é coberta por molho de tomate e uma capa de queijo mussarela. O acompanhamento é feito pela linguiça fresca, grelhada. Mas, tanto o molho quanto o acompanhamento, podem ser de acordo com o gosto de cada um. Vale frango, quatro queijos, atum, costelinha, carne moída, camarão no molho, catupiry, refogado de vegetais...o que vai em uma pizza, fica divino sobre a polenta.

Mãos à  obra. Fica pronta rapidinho.

Polenta
Ingredientes:
2 xícaras (chá) de fubá mimoso
4 xícaras (chá) de água (medida para polenta bem firme, de corte)
1 colher ( sobremesa) rasa de sal
1 colher ( café ) de orégano seco
pimenta do reino
350 ml de molho
200 gramas de mussarela ralada em ralo grosso ou em pedaços.
linguiça fresca para grelhar

Modo de fazer:
Coloque a água em uma panela. A medida que usei é para uma polenta bem firme. Se quiser que ela fique mais cremosa, basta aumentar a quantidade de água (até 5 xícaras de água). Junte o sal e orégano. Leve ao fogo baixo, Quando começar a aquecer ( depois de 5 ou 6 minutos), comece a adicionar o fubá, aos poucos, mexendo sempre com um fouet ou colher, para não empelotar. Tempere com pimenta do reino.



Mexa bem, até que a massa comece a descolar do fundo da panela.
Com a polenta ainda bem quente distribua nos recipientes em que vai servir (copinhos, vasilha ou refratário).


Distribua e pressione bem com o auxílio das costas de uma colher.

Faça o molho de de sua preferência. Aqui, utilizei um  molho pronto Heinz (de tomate com manjericão) .


Espalhe sobre a polenta.



Espalhe o queijo.


Pique a linguiça previamente grelhada.


Decore os pratos e leve ao forno em 180 graus por 10 ou 15 minutos, até o queijo derreter. Mantenha no forno em temperatura minima ou na estufa, até a hora de servir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário