Alguns pratos são tão bonitos e gostosos que eles, por si só, já são uma festa.
Convide alguém para comer camarão na moranga, e certamente o convite será aceito sem pestanejar.
É um prato cheio de estilo e muito sabor.
Minha filha Stella, que adora cozinhar e está sempre testando receitas, fez e aprovou.
O prato é fácil de fazer, só demanda um pouco de tempo e boa vontade. Porém, o resultado compensa.
É perfeito para qualquer data festiva, ou delicioso pretexto para reunir toda família à mesa.
Fica a sugestão com o passo a passo para facilitar.
Camarão na moranga
(Rende 10 porções)
Ingredientes:
1 abóbora moranga grande
1 pacote de catupiry (400g)
800g de camarão médio limpo
600 ml de água
1 pacote de hondashi (ou 1 tablete de caldo de peixe)
1/2 maço de salsa
1 cebola
2 tomates
2 colheres de sopa de extrato de tomate
3 dentes de alho amassados
1 dose de conhaque
1,5 xícara de vinho
1 lata de creme de leite
sal, pimenta do reino e azeite
Modo de fazer:
Lave bem a abóbora por fora, com o auxílio de uma tampa, xícara etc. marque o local onde cortará a tampa. Corte com uma faca curta a marcação e depois volte reforçando o corte com uma faca maior.
Tire a tampa.
Tire o miolo da abóbora e todas as sementes.
Deixe a abóbora limpinha.
Após essa limpeza, besunte a parte externa da abóbora de azeite.
Na parte interna além do azeite, besunte com 1 dente de alho amassado e pimenta do reino à gosto.
Feche a abóbora novamente com a tampa.
Enrole em papel de alumínio.
Leve ao forno pré aquecido e deixe assar entre 1h30 a 2h em forno na faixa dos 200 a 225 graus, até que a abóbora fique com uma cor alaranjada mais forte e cheiro de cozida.
Enquanto a abóbora assa, coloque os camarões limpos em um travessa, tempere com sal, pimenta do reino e limão e reserve. Pegue duas panelas para preparação do caldo e do refogado dos camarões.
Para o caldo, coloque os 600 ml de água, 1 colher de sopa de azeite, pimenta do reino e um ramo de salsa e acrescente o hondashi ou caldo de peixe. Caso prefira caldo natural, coloque essa mesma mistura de água, azeite e temperos (sem hondashi ou caldo) com a casca e cabeça dos camarões que limpou, acrescente sal, deixe ferver, depois coe e reserve o caldo.
Em uma outra panela coloque azeite, cebola picada, os tomates, o restante da salsa picada miúda, os 2 dentes de alho espremidos restantes e o extrato de tomate. Refogue até ficar um molho denso e com os ingredientes já cozidos e desmanchando levemente. Coloque a dose de conhaque em uma concha de metal, despeje lentamente na mistura e coloque fogo, cuidado com as chamas que levantarem para não se queimar. Espere abaixar e sumir esse fogo que se forma dentro da panela, está flambado. Acrescente o vinho branco e deixe aferventar por mais uns 10 minutos. Coloque o caldo de camarão reservado e mexa bem até incorporar tudo.
Desligue o fogo e coloque a lata de creme de leite sem soro, misturando bem até ficar um molho levemente rosado e leitoso. Reserve.
Em uma frigideira, coloque um fio de azeite e doure levemente os camarões até eles começarem a querer cozinhar, quando eles mudarem de cor, desligue o fogo para terminar de cozinhá-los dentro da moranga. Separe uns 6,8 para enfeitar por fora da moranga depois de pronto.
Pegue a moranga e recheie seu interior com o catupiry, passe nas paredes e no fundo de forma a ficar com o interior branco.
Feito isso, acomode os camarões e na sequencia preencha com o molho. Feche novamente a moranga, cubra com papel de alumínio e deixe no forno em torno de 225 graus por volta de 30 a 40 minutos. Depois disso ela estará pronta para servir. Para enfeitar abra levemente a tampa e decore em cima com os camarões que foram separados.
Dica: ao servir, cuidadosamente com uma colher ou concha, misture o molho e os camarões ao catupiry da borda. O molho ficará com uma consistência mais firme semelhante a um estrogonofe. Recomenda-se servir com arroz branco e pode-se servir batata palha para acompanhar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário