quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Bolinhos de bacalhau vapt-vupt.

Aqui em casa somos fãs de bacalhau, nas mais diversas preparações. Mas, com certeza o bolinho de bacalhau ocupa um lugar todo especial em nossas preferencias. Sequinho, crocante e acompanhado de uma cerveja gelada ou vinho verde gelado é uma delicia!
Já tentei varias receitas, algumas boas outras nem tanto. A maior parte delas trabalhosa demais. Recentemente aprendi uma, que é bem fácil, rápida e o resultado agradou a todos. Os bolinhos são os da foto e a receita é a seguinte:
Ingredientes:

Bolinhos de bacalhau
300 gramas de bacalhau ( para facilitar comprei o que vem supergelado já dessalgado e hidratado)
4 batatas grandes descascadas e picadas em pedaços pequenos
1 ovo
3/4 de xícara ( chá) de cheiro verde bem picadinho
3/4 de xícara (chá) de farinha de rosca
sal
pimenta do reino à gosto
300ml de óleo de milho ou girassol
5 colheres de azeite de oliva
Modo de fazer:
Descongele o bacalhau. Coloque em uma panela e cubra com agua. Leve para cozinhar. Quando estiver bem macio, retire e reserve. Não desligue o fogo. Coloque as batatas na agua do cozimento do bacalhau e deixe cozinhar até que fiquem bem macias. Escorra a agua e amasse bem ou passe as batatas no espremedor. Reserve. Com o auxilio de dois garfos, desfie todo o bacalhau. Desfie muito bem. Vá retirando as espinhas. Eu desfio inclusive a pele. Não desperdiço nada. Junte às batatas amassadas. Misture bem. Prove o sal. Corrija e adicione a pimenta do reino. Acrescente o ovo e com o auxilio de um garfo, bata como se fosse massa de bolo, por mais ou menos 2 minutos. Junte o cheiro verde e termine de misturar. Aos poucos junte a farinha de rosca, misturando sempre. Não coloque toda a farinha de uma vez, apenas o suficiente para deixar a massa firme e seca. Deixe descansar por 20 minutos. Em uma panela pequena, aqueça a mistura de óleo e azeite. Quando estiver quente, começa a fritar os bolinhos préviamente moldados com o auxilio de 2 colheres ( sobremesa). Passse a massa de uma colher para a outra, até dar o formato desejado. Frite até dourarem. Deixe escorrer em papel absorvente e sirva.
Bom apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário