segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Fabada, Fabes ou a Fabada de Dona Elia.







Esse é um daqueles pratos de família, que a gente nunca esquece. Prato típico do norte e  noroeste da Espanha. Fui criada comendo os tradicionais cozidos de minha mãe, que ela aprendera com a mãe dela. Este é um deles. Não pode ser chamado de Fabada Asturiana, porque leva repolho e não leva chorizo e páprica. Mas, não deixa de ser uma Fabada. São aqueles pratos originários do campo e que cada família tem o seu. Essa é a Fabada da minha mãe, Dona Elia. Do jeito que ela fazia e eu adorava. Para agradar meu pai, ela colocava mais partes de carne de porco, assim como em uma feijoada: costelinha, orelha, rabo...mas eu sempre adorei a versão simples, com linguiça. É essa receita que deixo aqui. Fácil de fazer e deliciosa para os dias mais frios. Se quiser uma dose extra de sabor e cor, adicione páprica.



Fabada da Dona Elia.
Ingredientes:
500 gramas de feijão branco  
250 gramas
1 repolho grande
1 litro de água
2 colheres (sopa) de azeite
1 cebola grande picada
3 dentes de alho picados
2 tomates bem picados
1 colher (sopa) de sal
1 colher (chá) de páprica picante ou doce (opcional)
1 folha de louro
azeite extra virgem para finalizar

Modo de fazer:
Deixe o feijão branco reidratando em água, pelo menos por oito horas. Gosto de deixar durante a noite, para usar no almoço do dia seguinte.


Separe todos os ingredientes. Pique a cebola, o alho e o o tomate. O repolho pique em pedaços grandes, A linguiça em rodelas grossas.




Em uma panela de pressão, refogue o alho e a cebola

  
Junte a linguiça picada. Deixe refogando por 5 minutos.


Acrescente o tomate e o louro. Refogue mais um pouco. Se quiser, adicione aqui a páprica.


Junte o repolho picado, o sal  e a água. Misture. Tampe a panela de pressão e deixe cozinhar por 40 minutos em fogo médio ou baixo.


Espere a pressão sair. destampe a panela e regue com um fio de azeite extra virgem. Sirva bem quente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário