domingo, 11 de julho de 2010

Inari sushi


Sushi é moda e é uma delicia!
Mas há um tipo de sushi que não é muito conhecido, e é muito saboroso.Meu preferido há anos, só é encontrado em alguns restaurantes e nos bentôs vendidos em lojas de produtos orientais.É diferente, muito saboroso e não é dificil de fazer. Utilizamos esta versão facilitada, que certamente não é a original, mas garante um bom resultado final.Vale a pena experimentar!
Inari sushi
Ingredientes para o sushi ague:
1 pacote de sushi ague ( 12 unidades ou 110g)
750 ml de agua
3 colheres (sopa) de açúcar
3 colheres (sopa) de molho shoyu
3 colheres (sopa) de saquê
1 envelope de caldo de legumes
1 pitada de glutamato monossódico
Ingredientes para o arroz:
1 1/2 xícara (chá) de arroz para sushi
3 xícaras (chá) de agua
1 colher (sopa) de saquê
1 colher (sopa) de açúcar
1/2 colher (café) de sal
12 colheres (sopa) de vinagre de arroz
Ingredientes para montar o inari sushi:
wasabi, soboro, filetes bem finos de gengibre fresco e gergelim preto.

Modo de fazer o sushi ague:
Corte os quadradinhos de ague ao meio. Coloque em uma panela e leve para cozinhar juntamente com a agua, o saquê, o açucar, o shoyu, o caldo de legumes e o glutamato. Deixe cozinhar até que o ague fique macio, porém firme.Escorra e deixe esfriar. Quando esfriar pressione levemente com as mãos, para que escorra o máximo possivel do liquido. Reserve.

Modo de fazer e temperar o arroz:
Lave muito bem o arroz, até que a agua saia bem clarinha. Escorra. Coloque em uma tigela e  junte a agua. Deixe descansar por pelo menos 30 minutos. Despeje a agua e o arroz em uma panela e deixe cozinhar em fogo brando até o liquido secar e o arroz ficar macio. Desligue o fogo e despeje o arroz em uma tigela grande. Mexa um pouco para aerar o arroz. Reserve. Faça o tempero misturando o vinagre , o açucar, o sal e o saquê. Coloque em uma panelinha e leve para aquecer levemente (não deixe ferver). Vá despejando essa mistura sobre o arroz e misturando rapidamente, até acabar a mistura. Deixe o arroz esfriar.


Montagem do prato:
Abra as metades de ague cozido e escorrido, com cuidado, usando os polegares das duas mãos.
Passe um pouquinho de wasabi no fundo, e vá enchendo com o arroz já temperado.



Pressione ligeiramente com os polegares. Coloque em uma travessa e enfeite cada inari sushi com os filetes de gengibre, o soboro por fim o gergelim preto.
Bom apetite!


Um comentário: