Mas antes gostaria de esclarecer que o meu metodo preferido, e no qual tenho obtido maior sucesso, é o de fazer mudas amarrando-as ao tronco de arvores. Confesso que quando tento fazer isso em vasos, não tenho obtido o mesmo sucesso. Mas de qualquer forma aqui vão as dicas.
1- escolha uma planta viçosa e com uma boa florada. Dê preferencia às que apresentem um bom numero de hastes.
2-Procure uma haste antiga, forte, e que já tenha florido anteriormente. É possivel perceber isso, verificando vestigios secos de uma florada anterior. Com uma faca bem afiada ou tesoura, corte-a próxima à base.
3- Fixe a haste cortada ao tronco de uma arvore, amarrando-a com um barbante de algodão. Se não tiver arvores disponíveis, fixe a haste à uma placa de fibra de coco ou coloque em um vasinho de fibra de coco repleto com uma mistura de cascas de pinus, pedrisco miudo e fibra de coco. Mantenha a haste sempre umedecida, mas sem encharcar senão a haste vai apodrecer. Eu costumo usar um vaporizador spray para umedecer placas, vasos e as hastes que estão amarradas ao tronco do pé de abacate. Um vez por mes, coloco fertilizante foliar liquido na agua e vaporizo plantas e mudas.

4- Depois de mais ou menos oito meses (em média), aparecem brotos de novas orquideas, saindo da haste que foi amarrada. Na foto abaixo, retirei um exemplar que estava amarrado à arvore, para que o processo possa ser visto de forma mais clara.
.
Aos poucos ela ira estender suas raizes e irá se fixar no tronco da arvore ou onde estiver plantada. Não se preocupe, as orquideas não são parasitas, elas só se apoiam na arvore, não causam dano algum.
Aos poucos ela ira estender suas raizes e irá se fixar no tronco da arvore ou onde estiver plantada. Não se preocupe, as orquideas não são parasitas, elas só se apoiam na arvore, não causam dano algum.
É uma forma simples e eficiente de criar lindas e variadas pencas de orquídeas dendrobium . Minha mãe é outra grande apaixonada por orquídeas. Ela compra vasos novos e sempre me dá hastes deles. Eu faço o mesmo com minhas novas aquisições. Assim, através desse intercambio conseguimos colecionar uma boa variedade de cores e formas. Depois é só ter um pouco de paciencia e esperar pela florada generosa que aumenta e se diversifica ano a ano. Espero que minhas explicações sejam uteis. O processo é muito simples, e procurei fotografa-lo em vários estágios para um melhor entendimento. Boa sorte!
Mais informações úteis no site : www.orquidofilosurbanos.com.br
Mais informações úteis no site : www.orquidofilosurbanos.com.br
Olá! dei uma visitada em seu Blog e adorei a dica de como fazer muda de Dendrobium. Comprei um recentemente uma viagem e trouxe para casa(480Km de distância). Uma haste quebrou, flores caíram e outras murcharam. Acho que elas sofreram por causa do vento da estrada e da diferença de temperatura e altitude ( moro a 980 m de altitude de onde a comprei). Espero que dê certo minha tentativa de uma nova muda. Obrigada!
ResponderExcluirMagali (magali_de_oliveira@yahoo.com.br)
Tenha paciencia e com certeza vai dar certo...
ResponderExcluirBorrife com agua fresca todos os dias. Uma vez por mes use fertilizante liquido diluido na agua conforme instruções do fabricante (alterne: um mes raiz e outro foliar).
Logo vc verá o resultado....
Boa sorte
Sua dica de como fazer a muda foi ótima!
ResponderExcluirJá cortei duas hastes e estou cuidando com muito carinho para que possam desenvolver raízes o mais rápido possível.
Muito obrigada!