quinta-feira, 15 de julho de 2010

Torta suflê de alho poró



Que frio anda fazendo!
Pratos quentinhos e fáceis de fazer são uma opção muito bem vinda. É o caso desta torta suflê. Fofinha e deliciosa. Leve como suflê, porém mais resistente.O alho poró confere a ela um sabor todo especial. Como muitas pessoas não conhecem muito bem esse ingrediente, estou passando algumas dicas que me ajudaram muito quando comecei a utiliza-lo em minha cozinha. Antes de mais nada, escolher o alho poró que tiver a parte branca maior. Não escolher aqueles muito grossos, pois geralmente são mais fibrosos. Podem ser utilizados em omeletes (só a parte branca), em sopas, suflês  ou recheio de quiches.A receita da foto é muito simples e vou descreve-la passo a passo, inclusive com dicas de como lavar bem o alho poró, que pode acumular terra entre suas várias camadas. Essa dica de limpeza, foi ensinada pelo chef basco Karlos Arguinãno, em um de seus programas de televisão. Aqui vai a receita para quem quiser experimentar: 

Torta suflê  de alho poró
Ingredientes;
1 quilo de batatas
1 alho poró grande
1 colher (chá) cheia de sal
3/4 de xícara (chá) de leite
2 ovos batidos
50 gramas de queijo parmesão ralado
1 xícara (chá) de pão ralado ou farinha de rosca
1 pitada de noz moscada ralada
1 pitada de pimenta do reino
2 colheres (sopa) de azeite
150 gramas de queijo tipo gouda  ou outro de sua preferencia ( fica bom com prato, mussarela, gorgonzola ou reino) ralado em ralo grosso ou fatiado
Modo de fazer:
Descasque as batatas, pique em pedaços pequenos. Lave bem o alho poró. 

Coloque em uma tabua e com a ponta de uma faca afiada, corte de ponta a ponta no sentido de comprimento.

Vire para o lado oposto, que não foi cortado e repita a operação.

Abra bem as camadas e lave muito bem. Pique em pedaços médios. Ponha em panela , juntamente com as batatas picadas. Coloque agua suficiente para cobrir e o sal. Leve para cozinhar até que as batatas fiquem bem macias. Escorra bem e amasse ainda quente.

Junte os ovos batidos, o leite, o queijo parmesão, o pão ralado, e todos os temperos. Misture tudo muito bem. Prove o sal e corrija. Unte uma forma com 1 colher de azeite. Ponha a mistura na forma untada e espalhe uniformemente. Cubra com o queijo e regue com o restante do azeite.


Leve para assar em forno pré aquecido (180 graus), até que fique bem douradinha ( mais ou menos 30 minutos). 
Bom apetite!

3 comentários:

  1. Hum.... que delícia... esta vou anotar para fazer logo!

    ResponderExcluir
  2. Já comprei o alho poró!!!
    beijocas e boa semana!

    ResponderExcluir