domingo, 6 de junho de 2010

SPÄTZLE

Neste friozinho que anda fazendo, dá vontade de comer pratos mais calóricos. Lembrei desta receita alemã que estou postando hoje, o SPÄTZLE ( pronuncia-se "xpétzle"). É muito facil de fazer ( ficou pronto em 20 minutos) e todo mundo gosta. Na verdade é um mini nhoque alemão.Vai bem com qualquer molho, ou mesmo na forma de sopa. O maior complicador da receita é o recipiente para fazer a massa escoar. Existem os "oficiais", importados da Alemanha, mas prefiro o meu, improvisado com um forma de pão pequena, furada com o auxilio de uma chave de fenda tipo Phillips e um martelo.Acabei com a chave de fenda, mas valeu a pena. O recipiente ficou ótimo. Para quem quiser experimentar aí vai a receita:
Spätzle
Ingredientes:
6 ovos 
2 xícaras (chá) de farinha de trigo peneirada ( usei Renata, perfeita para massas)
1 colher (sopa) de azeite de oliva (opcional, mas eu sempre uso)
1 pitada de sal
Modo de fazer:
Bata os ovos com o azeite e o sal. Vá misturando a farinha aos poucos até obter uma massa densa, porém bem cremosa. Leve uma panela ao fogo com tres litros de água e um pouco de sal. Quando a água começar a ferver coloque um pouco de massa no recipiente e coloque sobre a panela. Com o auxilio de uma espatula, vá empurando a massa para frente e para tras, até que toda ela, escorra para a panela. Retire o recipiente e mexa a massa que está na agua.Quando toda a massinha subir, retire-a  usando uma escumadeira e coloque em uma tigela forrada com um pano de algodão. Repita a operação até a massa acabar. Coloque a massa em uma travessa. Espalhe e sirva com o molho que desejar. O da foto é molho de bacon com tomate pelado e queijo pecorino. Rende 4 porções. Também fica uma delicia com manteiga e queijo, ligeiramente gratinado alguns minutos no forno. Há ainda outra versão: com um belo caldo de carne, em "brodo", polvilhado com queijo.
Escolha sua versão e aproveite. Bom apetite!

4 comentários:

  1. hummm que delícia! comi uma vez um feito por um amigo alemão, que servia somente a massa com queijo, e ainda assim ficava excelente! ótima dica!

    ResponderExcluir
  2. adoro, sabe eu tambem tenho minha solução tupinikin para esta massinha, faço um pena bagunça, mas a massa sai perfeitinha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todo mundo acaba adaptando alguma coisa, já que é muito dificil encontrar utensílios especificos.Mas o que vale é o resultado...e a bagunça?! Essa faz parte do prazer de cozinhar!

      Excluir