sexta-feira, 11 de junho de 2010

Fonduta.




A receita original é proveniente da Italia, da região de Val d'Aosta. É feita com o queijo tipico da região, o Fontina, juntamente com leite, queijo e ovos. Para quem quiser conhecer a versão original, aqui esta o link: http://www.nytimes.com/2008/01/23/dining/234arex.html
Mas, a receita que vou postar aqui, é bem diferente, apesar de se chamar fonduta. É uma adaptação ao gosto familiar, de uma receita que aprendi há mais de 10 anos atras, com o Silvio Lancellotti, em um programa de tv.Antes eu só fazia a versão tradicional de fondue de queijo. Esta  fonduta faz sucesso porque é muito saborosa e diferente. Acabou conquistando toda a familia. É pratica, saborosa e combina perfeitamente com os pedaços de salsicha e linguiça grelhados que mergulhamos no queijinho derretido.Uma opção deliciosa para as noites frias, principalmente para degustar juntinhos, no dia dos namorados. Os homens costumam gostar mais da fonduta, do que da fondue  tradicional. Para quem quiser experimentar, aí esta a receita.



Fonduta
Ingredientes;
1 dente de alho cortado em metades
1/2 xícara (chá) de vinho branco seco
1 colher (sopa) de manteiga sem sal
1 xícara (chá) de queijo pecorino ralado ( ou parmesão)
1 xícara (chá) de queijo tipo fontina picado em cubos ( pode substituir por queijo tipo reino, maasdam, suiço ou estepe)
150 gramas de requeijão cremoso ( prefira os mais densos, eu usei Danubio)
1/2 xícara (chá) de tomate pelado ao sugo bem picado
sal e pimenta do reino à gosto
Modo de fazer:
Antes de mais nada, deixe grelhando algumas salsichas e linguiças.A seguir comece a fonduta. Pegue uma panela e esfregue uma das metades do alho, por toda a superficie interna da panela. A outra metade do alho, esfregue na panelinha do aparelho de fondue. Coloque todos os ingredientes na primeira panela e leve ao fogo médio, tampada,  mexendo de vez em quando. Quando os queijos começarem a derreter, abaixe o fogo. Tampe e deixe ferver, mexendo de vez em quando. Leva mais ou menos uns 15 minutos ( depende do do fogo e da panela). O ponto é quando quase todo o liquido esteja evaporado, resultando uma massa cremosa e homogenea, onde os unicos grumos, sejam os pedacinhos do tomate. Nesse momento, corrija o sal e tempere com um pouco de pimenta do reino. Mexa bem e desligue o fogo. Passe a fonduta para a panelinha do aparelho e ligue o rechaud. Sirva acompanhada de pedaços de pão italiano, rodelas de salsicha, rodelas de linguiça, pepininhos em conserva e azeitonas sem caroço ( eu usei azeitonas recheadas).
Bom apetite! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário