Minha filha Stella, voltou recentemente do Peru.
Contou que o povo é extremamente orgulhoso de seu passado e de sua cultura, e que sabem ser muito hospitaleiros e atenciosos com os visitantes que se interessem por ela.
Ficamos tão empolgados que já estamos planejando uma viagem em familia, para lá.
O Peru é muito conhecido por Machu Pichu, uma maravilha arquitetonica e pelas linhas de Nazca que intrigam pela sua beleza e mistério, mas é muito mais que isso.Cusco, por exemplo, é bela e muito bem preservada.
O encontro da cultura inca e dos conquistadores.
Vale uma visita, apesar dos transtornos da altitude.
Stella trouxe alguns produtos tipicos de lá, e resolvi fotografa-los antes que acabemos com eles: milho chullpi apimentado, aji amarillo (pasta de pimenta amarela), mate de coca, refrigerante inca cola e cerveja de coca.
O milho chullpi, parece carocinho de pipoca (gigante) que não estourou, mas é macio, crocante, bem apimentado e tem gosto de ...pipoca! A aparencia não é das mais convidativas, mas o sabor é bom.
Fico comovida quando vejo um povo que faz questão de preservar tradições (inclusive culinárias ) e tem tanto orgulho de seu passado.
Também fico desconsolada ao ver o pouco respeito que temos aqui no Brasil, pela nossa herança cultural, nossa arquitetura barroca e tradições culinárias.
Somos muito tentados a aceitar novidades e enterrar o passado. Na ansia de crescer e modernizar-se o pais rejeita o que tem de melhor.
Não temos memória e poucos conhecem de fato nossa História.
Casarões despencam ou viram cortiços, arte sacra é roubada, azulejos portugueses desaparecem, fachadas centenárias são pichadas e a cultura empobrece a olhos vistos.
Boa educação é pré requisito para desenvolvimento.
Temos pretensiosos de sobra e pensadores em falta.
Muito diploma e PhD, mas uma falta dolorosa de conhecimento sólido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário