quinta-feira, 26 de março de 2020

Macarrão ao pesto tipo genovese ou fortalecendo a imunidade com zinco.




Este post começa um pouco diferente. Não vou dar solução mágica, mas aponto um caminho para combater não só o COVID-19, mais conhecido como Coronavírus, e sim, todos os outros tipos de doenças a que estamos expostos todos os dias.

Primeiramente, como profilaxia, manter medidas de higiene como lavar as mãos com água e sabão, não compartilhar talheres/copos ou evitar tocar boca e olhos. Medidas que devem estar presentes em nossas vidas SEMPRE.

Hábitos que devem ser ensinados às crianças, como parte da educação. Assim, evitaríamos a propagação de muitas doenças, como por exemplo a conjutivite, gripe ou até a tuberculose, que até o momento matou mais que o coronavirus, no mesmo período.

 De acordo com a OMS : Tuberculose ou TB, em inglês, é uma das dez maiores causas de morte em todo o mundo. São 10 milhões de novos casos notificados por ano e matando mais de 1 milhão de pessoas. Em média mata 4500 pessoas por dia.

Agora, vou falar do que considero fundamental para combater essa e qualquer outra doença: buscar o bem estar do corpo e da mente. Alimentar-se bem, dormir bem e procurar ser positivo no dia a dia.
São as armas mais poderosas para essa batalha.

Na alimentação, procure manter cardápios variados e com o maior número de nutrientes possíveis. Nunca esqueça de incluir de hortaliças e frutas frescas.

No caso dessa pandemia do COVID-19, é preciso manter o foco na alimentação saudável que fortaleça as defesas naturais do organismo. Que potencialize a imunidade do seu corpo. Afinal, a imunidade é decisiva tanto na hora de evitar uma doença quanto na hora de combate-la, quando já está instalada .

Um grande aliado nessa hora é o zinco, um mineral fundamental em inúmeras funções do organismo. Desde a cicatrização de ferimentos até a importante função de manter ativa a imunidade do corpo.

Na dieta vegetariana e principalmente na vegana, a obtenção do zinco através dos alimentos, é mais complicada, pois a fontes mais poderosas são ovos, leite integral e frutos do mar.

Sendo assim, para suprir o aporte de zinco, vegetarianos e veganos devem incluir diariamente algumas porções de alimentos ricos nesse mineral: castanha do Pará, nozes, amendoas, castanha de cajú, feijão, chocolate amargo, amendoim ou sementes de linhaça.
 Beba muita água, que também é fonte desse mineral.

Mantenha o hábito de consumir as castanhas e porções de amendoim, fazendo um "lanchinho" entre as refeições. Não abandone o arroz e feijão de todo dia. Junte sementes de linhaça na salada, como se fosse um tempero extra.

Também prefira pães enriquecidos com sementes e castanhas, sempre que possível.

São hábitos saudáveis, que quando levados a sério,  reforçam a imunidade e mantém a boa saúde.

Vou deixar um receita fácil, rica em zinco e muito prática para variar o cardápio do dia a dia. Esse pesto pode ser feito em quantidades maiores, guardado em um pote na geladeira por até 20 dias.
Quando quiser fazer uma massa caprichada, retire a quantidade necessária, adicione um pouco da água do cozimento do macarrão, emulsione bem  e misture ao macarrão cozido e escorrido.

Macarrão ao pesto tipo genovese
( Rende 4 porções)
Ingredientes:
250 gramas de macarrão de sua preferencia (usei linguine grano duro)
1/2 xícara (chá) de azeite de oliva extra virgem
1 xícara (chá) de folhas de manjericão fresco
1 dente de alho sem a "alma" (explico abaixo)
3/4 de xícara (chá) de nozes ou castanha do Pará picadas (a receita original leva pignoli ou pinoli)
1 xícara (chá) de queijo tipo parmesão ralado
1 xícara (chá) de água do cozimento do macarrão
pimenta do reino
sal à gosto

Modo de fazer:



Primeiro, descasque o alho corte ao meio e tire aquele tubinho amarelado que fica bem no meio do alho. Essa é a "alma" e é reponsabilizada por causar o mau hálito nas pessoas que comem o alho cru.



Coloque no copo de liquidificador o azeite, as folhas de manjericão, o dente de alho e as nozes. Bata bem.


Cozinhe o macarrão conforme as instruções do fabricante. 



Quando estiver "al dente". Escorra, mas não esqueça de reservar 1 xícara (chá) da água da fervura.



Coloque o queijo parmesão no copo do liquidificador, junto com os outros ingredientes. Bata mais um pouco. Junte a água do cozimento do macarrão. Bata um pouco. Corrija o sal se necessário e tempere com pimenta do reino. Bata bem.



Despeje o conteúdo do copo do liquificador, no macarrão já escorrido e devolvido à panela.



Misture muito bem e sirva imediatamente.








Nenhum comentário:

Postar um comentário