quinta-feira, 8 de novembro de 2018

Bacalao à Martinez ou bacalhoada espanholada


Desde que me conheço por gente, bacalhau é sinônimo de festa e está presente em nossa mesa. Apesar da nossa origem espanhola, o bacalhau português tipo do Porto, é uma paixão familiar. A receita do post é uma fusão de várias preparações que gostamos e que, ao longo do tempo, resultaram na nossa  "bacalhoada" preferida. Um belo bacalhau português com tempero espanhol. Uma receita que serve muito bem 4 pessoas e que, embora pareça trabalhosa, é super fácil de fazer.

Bacalao à Martinez

Ingredientes:



1 kg de bacalhau
1 kg de batatas médias (descascadas e inteiras)
1 pimentão vermelho picado em tiras
1 cebola grande picada 
5 ovos cozidos
3 tomates maduros picados em metades
12 azeitonas pretas
1 colher (chá ) de páprica picante ( ou doce, se preferir)
sal à gosto
4  colheres (sopa) de azeite
Azeite extra virgem para finalizar

Modo de fazer:

Se optar pelo bacalhau salgado, o preparo começa na véspera. Corte o bacalhau, retire cauda e nadadeiras.Lave muito bem. Coloque em uma tigela e cubra com água. Leve à geladeira. Deixe de 3 a 4 horas. repita essa operação 5 vezes, até que o bacalhau fique hidratado e dessalgado. Se optar pelo bacalhau dessalgado e congelado. Basta descongelar e começar o preparo.

Cozinhe os ovos. Leve uma panela ao fogo com os ovos e água  suficiente para cobri-los. Adicione uma colher (sopa) de sal e deixe cozinhar em fogo médio por 15 a 20 minutos, para que fiquem bem firmes. Escorra e deixe esfriar. Descasque e reserve. 

Em uma panela funda, coloque o bacalhau e cubra com água. Leve ao fogo médio, sem tampa, por aproximadamente 25 a 30 minutos ou até que o bacalhau fique macio porém firme. Retire o bacalhau da panela, mas conserve a água. 

Coloque as batatas na água do cozimento do bacalhau. Se precisar, adicione mais água para cobrir as batatas. Cozinhe por 25 a 30 minutos em fogo médio ou até que fiquem macias  e firmes (espete com garfo para ver se estão macias). Escorra a água e reserve.

Em uma panela , coloque o azeite e o pimentão. Quando começar a amolecer, junte a cebola. Refogue até que fique macia. Junte os tomates cortados. Refogue mexendo levemente. Polvilhe a páprica e tempere cm um pouco de sal. Misture delicadamente. Desligue o fogo.Reserve.

Montagem da travessa:

Em um refratário grande, vá espalhando de forma intercalada, as batatas e o bacalhau. Depois coloque os ovos cozidos cortados em metades. A seguir, espalhe as azeitonas. Finalmente, distribua  sobre toda a superfície, a cebola refogada com pimentão e e tomate. Regue com um pouco de azeite e leve ao forno por 30 minutos.

Retire do forno e regue com um fio de azeite extra virgem. Sirva imediatamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário