segunda-feira, 29 de maio de 2017

Massa de pastel de feira




Como a maioria dos paulistas adoro pastel de feira. Aquela massa fininha e crocante que esfarela na boca, na primeira mordida. O recheio pode ser variado, mas a massa crocante é fundamental. Já experimentei várias receitas e com certeza esta versão foi a que me cativou. O ideal é deixar a massa preparada de véspera. Fica muito mais fácil de abrir. Receita bem simples e "crocância" garantida!! Optei pelo recheio de carne, mas pode ser feito com creme de palmito, queijo, queijo com presunto e tomate (bauru), queijo tomate e orégano, vegetais refogados, etc.... Fica ao gosto do freguês.

Pastel de feira 
Ingredientes:
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de água morna
1 colher (chá)  de sal
1 colher (sopa) de vinagre
1 colher (sopa) de cachaça
1 colher (sopa) de óleo

Modo de fazer:

Coloque em uma tigela, duas xícaras de farinha e o sal. Misture. 


 Separe uma xícara de farinha para ir adicionando aos poucos.


 Adicione a água morna, o vinagre, a cachaça e o óleo. Vá misturando e aos poucos, juntando o restante da farinha.


Misture bem. Com as mãos, amasse até ficar bem lisinha.


Coloque a massa em um plástico e deixe na geladeira até o dia seguinte. Se não puder, pode utilizar depois de 20 minutos após o preparo. A massa não ficará tão fácil de trabalhar.


Estique a massa. Pode usar rolo, garrafa, tubo de pvc ou use o cilindro. 


Corte a massa em fatias. Comece a esticar a massa. Se usar o cilindro como eu, comece com a graduação 2.


Passe duas vezes pelo cilindro e polvilhe farinha.


Ajuste a graduação 5 e passe 2 vezes pelo cilindro, até a massa ficar bem fina. Se estiver usando o rolo, limpe a bancada, polvilhe com farinha de trigo e abra a massa até que fique bem fina.


Corte a massa  na forma que desejar. Eu optei pela forma envelope. Coloco uma porção do recheio na  ponta da massa, calculo o dobro de espaço ocupado pelo recheio e corto a massa. Sobreponho a massa sobre o recheio, passo um pouco de água nas laterais da massa e fecho o pastel. Faço assim, até a massa acabar. 


Corte a massa com faca afiada ou cortador de massa.


Feche bem o pastel.


Em uma panela ou frigideira, coloque bastante óleo e deixe ficar bem quente. Coloque os pastéis e deixe fritar até que fiquem dourados. Tire e deixe escorrendo o excesso de óleo em uma travessa forrada com papel absorvente.

Sugestão de recheio de carne:
Ingredientes:
300 gramas de carne moída magra
2 dentes de alho
1 cebola pequena
1 xícara (chá) de água
1 xícara de salsa picada
3 colheres (sopa) de queijo parmesão
12 azeitonas sem caroço
3 ovos cozidos picados
2 colheres (sopa) de azeite
sal
pimenta do reino

Modo de fazer:
Coloque o azeite em uma panela. Deixe aquecer e junte o alho bem picado. Refogue até dourar e junte a carne. Frite a carne até ficar soltinha. Junte a cebola e refogue até que a cebola fique bem murcha. Tempere com sal e pimenta à gosto. Junte a água e as azeitonas e deixe cozinhar até que a água seque. Adicione a salsinha, misture. Junte o queijo parmesão. Misture bem desligue o fogo. Acrescente os ovos cozidos picados e apenas misture delicadamente. Deixe esfriar e está pronto para rechear pastéis, empadas ou tortas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário