sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Tortilla de patatas ou tortilha espanhola passo a passo




Um prato clássico da Espanha. Encontrado de de norte a sul, da casa pobre à mais rica. Delicioso e muito fácil de fazer. Há quem prefira uma tortilla mais sequinha outros a mais "jugosa", ou seja, mais mal passada com os ovos ainda moles. Fica ao gosto de cada um. Deixe mais ou menos tempo no fogo e no forno. Acho que a tortilla é o tipo de prato que salva o dia quando a despensa está baixa ou a imaginação não está funcionando e já esgotamos as todas as opções de cardápio. Fica a dica, que cá entre nós, é muito gostosa.

Tortilla de patatas.

Ingredientes:
1 quilo de batatas
5 ovos
500 ml de óleo
sal

Modo de fazer:


Separe os ingredientes.Descasque as batatas. 



Pique as batatas em lascas médias irregulares. É importante que não pique em em tiras ou fatias, pois a sabedoria de muitos anos fazendo esse prato, ensinou aos espanhóis que cortada em lascas, as batatas não grudam umas nas outras,  ficando bem soltinhas, durante a fritura. É o mesmo corte, só que um pouco menor, das chamadas "patatas bravas" que tem mais ou menos 3 cm.




Reserve.


Em uma panela média de fundo grosso, leve o óleo para aquecer. 
DICA:Gosto de misturar óleo e azeite, para dar um sabor mais autêntico. Uso na proporção meio a meio. 



Quando o óleo estiver quente, junte as batatas. Deixe fritar até que comecem a dourar. Desligue o fogo.




 Tire as batatas com uma escumadeira e deixe escorrendo em uma tigela forrada com papel absorvente. Tempere com um pouco de sal. Neste ponto da receita, as batatas já fritas e  acompanhadas de qualquer molho de sua preferência são chamadas "patatas bravas". 




Seguindo a receita de tortilla, em outra tigela, bata os ovos e tempere com um pouco de sal. Aqueça uma frigideira que possa ir ao forno (com cabo de ferro ou inox)


Coloque as batatas já fritas na frigideira. Espalhe bem. 



Adicione os ovos batidos. Espalhe os ovos e frite até a lateral e o fundo da tortilla começar a desprender-se.


 Retire a frigideira do fogo e leve ao forno em 180 graus por 15 a 20 minutos para deixar a tortilla bem dourada e sequinha.


Sirva quentinha!

Nenhum comentário:

Postar um comentário