segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Bolo de iogurte


Este bolo, é um dos meus preferidos para o lanche da tarde. Super rápido de fazer, leve e gostoso. Se quiser pode optar pela forma de furo no meio e então, terá um bolo mas tradicional para o lanche. Na foto usei uma forma redonda (média), cobri com ganache de chocolate e salpiquei com coco queimado em flocos. Virou um bolo comemorativo para meu aniversário de casamento. 
O bolo de iogurte ainda tem a vantagem de ser um dos mais saudáveis.

Bolo de iogurte.
Ingredientes:
3 ovos
1 xícara (chá) de açúcar
1 colher (sopa) de manteiga (em temperatura ambiente)
1 copo de iogurte (170 gramas)
1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo peneirada
1/2 xícara (chá) de amido de milho
1 colher (sopa) de extrato de baunilha
1 colher (sopa) rasa de fermento para bolo

Para cobertura ( opcional):
200 gramas de chocolate ao leite ( para cobertura) picado
1 lata de creme de leite (escorrer o soro)


Modo de fazer :

Coloque em uma tigela, os ovos e o açúcar. Usando um fouet, garfo ou batedor, bata bem a mistura, até que fique homogênea. Acrescente a manteiga e continue batendo. Adicione o iogurte e misture. Junte aos poucos a farinha peneirada, sem parar de bater. Depois acrescente o amido e continue batendo até que a massa fique bem aerada. Por fim junte o extrato de baunilha e o fermento. Misture delicadamente. A massa tem consistência mais liquida. Despeje em uma forma redonda média ou forma de de furo no meio, previamente untada com manteiga e polvilhada com farinha. Leve ao forno pré aquecido em 180 graus por aproximadamente 40/50 minutos.



Tire do forno e deixe esfriar um pouco. Desenforme.

Se quiser fazer a cobertura de ganache, pique bem o chocolate e leve para derreter em uma panela em banho maria ou no microondas. Junte o creme de leite sem o soro,  Misture bem. Espalhe a mistura ainda morna sobre o bolo já frio. Salpique coco ralado (usei coco queimado)



Nenhum comentário:

Postar um comentário