quinta-feira, 7 de julho de 2016

Boston cream pie ou o Bolo de Boston com recheio cremoso.


Neste post, temos mais um bolo fácil de fazer que além de tudo, é simplesmente delicioso. Perfeito para servir na hora do chá. Faz bonito em qualquer ocasião. Apesar de ser chamado de torta, na verdade é um bolo. Um bolo tão saboroso quanto famoso, pois é a sobremesa oficial de Massachusetts desde 1996.

Como é um bolo simples e  bonito, utilizei para uma  festa de aniversário bem informal, com direito a velas e estrelinhas.

Para quem quiser experimentar, aqui fica a receita.

Boston cream pie

Ingredientes do bolo:
130 gramas de farinha de trigo peneirada
300 gramas de açúcar
1 colher (sopa) rasa de fermento para bolo
3 ovos inteiros
180 ml de leite integral
85 gramas de manteiga
1 pitada de sal
1 colher (chá) de extrato de baunilha

Ingredientes para o recheio de creme:
200 ml de leite
200 ml de creme de leite fresco
30 gramas de farinha de trigo peneirada
6 gemas de ovos passadas pela peneira
110 gramas de açúcar
60 gramas de manteiga cortada em cubinhos
1 pitada de sal
1 colher (chá) de extrato de baunilha

Ingredientes para a cobertura com ganache de chocolate:
100 ml de creme de leite fresco
1 colher (sopa) rasa de mel
120 gramas de chocolate ao leite picado

Modo de fazer o bolo:
Em uma panela aqueça o leite com a manteiga, até que ela fique derretida. Desligue o fogo. Adicione a baunilha, misture bem, tampe para manter quente e reserve. Em uma tigela misture a farinha, o fermento e o sal. Reserve. Em outra tigela grande, bata os ovos com o açúcar, até que fique bem homogêneo e esbranquiçado. Junte a mistura de leite aquecido que estava reservado e continue batendo. Adicione aos poucos a mistura de farinha. Continue batendo delicadamente, até que a misture fique bem lisa. Não se preocupe, a massa é bem liquida.
Unte uma forma redonda média. polvilhe com farinha. Despeje a massa e leve ao forno previamente aquecido em 180 graus. Deixe assar por 30-35 minutos ou até que fique bem dourado e solte das bordas da forma.



Retire do forno, deixe esfriar um pouco. desenforme e reserve.

Modo de fazer o recheio:
Em uma panela média e  de fundo grosso, coloque o leite e o creme de leite fresco. Quando começar a ferver retire do fogo e reserve. Em uma tigela misture as gemas previamente peneiradas, o açúcar e o sal. Bata muito bem. Junte a farinha e continue batendo, até dissolver todos os grumos. Só então, junte devagar, uma parte da mistura quente de leite e creme de leite, sem parar de mexer. Agora despeje o conteúdo da tigela, na panela onde está a mistura de leite + creme de leite quentes. Misture bem. Leve ao fogo médio e continue mexendo até que comece a engrossar e soltar do fundo da panela. Desligue o fogo e junte os pedaços de manteiga. Misture vigorosamente até derreter toda a manteiga. Junte o extrato de baunilha, misture bem e deixe esfriar na geladeira por pelo menos 2 horas.



Modo de fazer a cobertura:
Perto da hora de montar o bolo, coloque em uma panelinha o chocolate bem picado juntamente com o mel.

Adicione  o creme de leite e leve ao fogo baixo. Não pare de mexer até que o chocolate derreta completamente e a mistura fique mais espessa e brilhante. Reserve e deixe esfriar até que comece a ficar espesso.

Montagem do bolo:
Corte o bolo ao meio e recheie com o creme já frio. Cubra com a outra metade do bolo. Derrame todo o ganache,  sobre a superfície do bolo, deixando que escorra pelas laterais.




Nenhum comentário:

Postar um comentário