sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Fatias húngaras






Aqui está uma legítima receitinha vintage. Daquelas que as garotas da década de 60 tinham em seus caderninhos de receitas. Faziam para impressionar namorados e sogras!!
O segredo desta receita,  é que apesar de parecer difícil e trabalhosa, não é. Basta seguir a sequencia e não tem erro. Sucesso garantido. É uma delicia e tem a aparência sofisticada, de doce que veio direito da doceira ou daquela padaria maravilhosa.


Fatias húngaras.
Ingredientes:



Massa:
4 xícaras (chá) de farinha de trigo peneirada
2 colheres (chá) de fermento biológico seco
1 e 1/2 colher (sopa) de açúcar
1/2 colher (chá) sal
3 gemas
1 xícara (chá) de leite morno

Recheio:
50 gramas de manteiga derretida
5 colheres (sopa) cheias de açúcar
100 gramas de coco ralado

Calda:
3/4 de xícara (chá) de leite
1 e 1/2 colher (sopa) de açúcar

Modo de fazer:
Peneire a farinha de trigo. Coloque a farinha em uma tigela e adicione o fermento biológico. Misture bem. Junte o açúcar e o sal. Misture novamente.



Faça um buraco no meio da farinha e junte as gemas.


Com as mãos, vá misturando delicadamente e adicionando o leite aos poucos. Misture bem e amasse, até que a massa solte das mãos.


Faça uma bolinha, cubra e deixe descansar enquanto faz o recheio.


Derreta a manteiga. Quando estiver quase toda derretida, deixe o fogo no mínimo e adicione o açúcar. Comece a mexer. Mexa bem até que o açúcar se dissolva ( mais ou menos 2 minutos). Reserve.


Divida a massa ao meio.



Com o auxílio de um rolo de abrir massa (ou uma garrafa bem limpa) estique a massa sobre a bancada, até obter uma espessura aproximada de meio centímetro.


Espalhe metade do recheio ainda morno.


Espalhe metade do coco ralado e enrole apertando, como um rocambole. Faça exatamente a mesma coisa, com a outra metade da massa.


Você terá dois pequenos rocamboles. Corte fatias de mais ou menos 2 dedos de espessura.


Unte uma forma com manteiga e polvilhe farinha de trigo.


Acomode as fatias dentro da forma. Cubra e deixe crescer por 1 hora. Pré aqueça o forno em 180 graus e leve as fatias para assar por 40-45 minutos, ou até que fiquem levemente douradas.


Retire do forno. 


 Banhe as fatias com a calda de leite e açúcar bem misturados. Leve para o forno por mais 5 minutos apenas para secarem. retire do forno


Pronto!!! Eles podem estar encostados, mas são facilmente retirados da forma. Basta passar uma faca entre eles para separa-los e depois retira-los, um a um,  com o auxílio de uma colher ou espátula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário