sábado, 26 de dezembro de 2015

Pernil à Califórnia ou "o sanduíche de pernil com vinagrete".

No dia seguinte ao Natal a geladeira fica cheia de sobras. Mas, minha sobra favorita é a de pernil assado. Rende sanduíches tão deliciosos que fico na dúvida quem é mais gostoso:  o prato original ou a sobra?
Este ano assei um pernil sem osso, da forma que mais gosto: à Califórnia. Adoro carne de porco acompanhada com complementos adocicados. Sem falar que lembra minha infância, quando esse tipo de preparo era típico do Natal.

A foto acima,  é o "day after" . As  sobras de pernil, com a farofa. A foto que ilustra o post é o pernil e o vinagrete, já transformadas em um lanche delicioso lanche,   Na travessa do pernil à Califórnia, ainda temos a sobra da farofa de banana.


O pernil assado é uma opção muita prática para o Ano Novo. Delicioso, fácil de fazer, e todo mundo gosta. Sem falar que o rendimento é ótimo. Para quem quiser aproveitar a sugestão, fica a receita.
Feliz Ano Novo!!

Pernil à Califórnia.
Ingredientes do pernil:
2,5 kg de pernil congelado (sem osso)
2 xícaras (chá) de suco de laranja
1 xícara ( chá) de vinho branco
1 cebola pequena picada
2 dentes de alho picados
2 colheres (chá) de azeite
2 colheres (sopa) de mostarda
2 colheres (sopa) sal
1 colher (sopa) açúcar
1 colher ( sopa ) de clili powder ou pápica picante
cravos da Índia
1 lata de figo em calda
1 lata de abacaxi em calda

Ingredientes para o molho:
1 xícara de calda de abacaxi
1/2 xícara de calda de figo
2 colheres (sopa) de mostarda
sal e pimenta do reino

Ingredientes da farofa de banana:
50 gramas de manteiga
1 cebola pequena bem picadinha
1/4 de xícara (chá)  de uva passa clara sem semente
1 xícara (chá) de couve picada bem fininha
400 gramas de farinha de mandioca
sal
pimenta do reino
1/4 de xícara de azeitonas verde sem caroço
1 banana nanica madura ( grande) picada em rodelas médias

Ingredientes do vinagrete:
1 pimentão verde pequeno picado em cubos pequenos
1 tomate maduro e bem firme sem sementes picado em cubos pequenos
1 cebola média picada em cubos pequenos
1/4 xícara de vinagre de vinho
3 colheres (sopa) de azeite
3 colheres (sopa) de água
1 pitada de orégano
1 pitada de pimenta do reino
1 colher (sobremesa) de sal
1 colher (café) de açúcar

Modo de fazer o pernil assado:
Preparando o pernil.
Comece os preparativos dois dias antes de assar. Primeiro descongele o pernil na geladeira. Tire da embalagem e lave bem.

Faça cortes em forma de quadradinhos (ou losangos) sobre toda a superfície da capa de gordura. Faça furos na carne, para facilitar a absorção dos temperos.
Coloque em um recipiente (de preferência, a forma onde será assado). Junte o suco de laranja, o vinho, a cebola, o alho, o sal, o açúcar , o azeite e a mostarda. Misture bem os ingredientes e esfregue por toda a superfície do pernil. Leve para a geladeira. Vire a cada 8 horas. O ideal é deixar pelo menos 24 horas no tempero, antes de assar.
Antes de levar para assar, esfregue o chili powder ou paprica sobre toda a capa de gordura. Espete cravos nos cortes da capa de gordura. Cubra bem com papel alumínio. Leve para assar em 180 graus, por 2 horas.
Após esse período, tire o papel de alumínio e regue o pernil com o liquido que ficou na forma. Deixe assar por mais 2 horas.
Com o auxílio de um concha ou colher grande, retire quase todo o liquido da forma. Regue o pernil e leve para assar por mais 1 ou 2 horas, ou até que o pernil fique bem macio quando espetado com um garfo. A  superfície deve ficar crocante e dourada. Decore com as rodelas de abacaxi e os figos. Sirva com o molho e a farofa.

Modo de fazer o Molho:
Faça o molho que acompanha o pernil. Coloque em uma panela todos os ingredientes. Misture  muito bem. Leve ao fogo até levantar fervura. Desligue o fogo e coloque o molho em uma molheira para servir.

Modo de fazer a farofa:
Em uma panela de fundo grosso, coloque a manteiga. Deixe derreter. Junte a cebola picada. Refogue até a cebola ficar estufada. Junte a uva passa. Refogue um pouco, até a uva começar a estufar. Junte a couve e refogue até que ela amoleça. Junte a farinha e misture tudo. Mantenha em fogo médio mexendo sempre. Tempere com o sal e a pimenta. Vá mexendo até que a farinha fique bem soltinha e comece  a ficar dourada. Junte as azeitonas e misture mais um pouco. Junte a banana picada e misture delicadamente. Tampe a penela e deixe mais 2 minutos no fogo. Desligue o fogo e sirva junto com o pernil.


O vinagrete para o sanduíche de sobras de pernil.
Pique o pimentão, a cebola e o tomate em cubinhos pequenos. Coloque o vinagre, o azeite e a água. Misture. Tempere com o sal, a pimenta do reino, o açúcar e o orégano. Misture bem e sirva.





Nenhum comentário:

Postar um comentário