quinta-feira, 11 de junho de 2015

Creme de inhame e as incríveis propriedades desse tubérculo.



O inhame é da mesma família da batata doce e do cara. Tem propriedades que ainda estão sendo estudadas, mas com certeza fortalece o sistema imunológico. Sem falar que é nutritivo e não é dos mais calóricos. Só isso já deixaria o inhame muito interessante, mas há estudos que sustentam, que o consumo do inhame, reduz a possibilidade de contrair dengue, por tornar o sangue pouco  "apetitoso" ao mosquito transmissor. O inhame também tem um fito-hormônio chamado  diosgenina, que reduz os desconfortos típicos da menopausa. 
Não bastassem todas essas propriedades, ele é uma delicia. Escolhas os mais redondos e tenros e faça com eles um creme delicioso.


 Pode ser servido com queijo ou simplesmente como acompanhamento para uma deliciosa linguiça grelhada como na foto que abre o do post.

Creme de inhame.
Ingredientes:
500 gramas de inhames
água
sal
2 colheres (sopa) cheias de manteiga
3 colheres (sopa) cheias de salsa picada
pimenta do reino
1/2 xícara (chá) de cubos de queijo da sua preferencia (usei queijo prato)

Modo de fazer:
Lave os inhames





Descasque e pique os inhames. Proceda como nas batatas. Leve ao fogo em uma panela com água suficiente para cobrir os inhames. Tempere com sal, aproximadamente 1 colher (chá). Deixe cozinhar até que fiquem bem macios. Mais ou menos 20 minutos. Escorra a água.




Amasse com um amassador ou com um garfo.




Junte a manteiga, corrija o sal se precisar e misture bem



Acrescente a salsa e a pimenta do reino. Espalhe os cubinhos ou raspas de queijo. Sirva quente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário