domingo, 31 de maio de 2015

Sopa de salsão com almondegas ou Selderij Soep.


Dias mais frios pedem uma sopa quentinha. 
Aprendi esta receita há quase quarenta anos atrás, com minha sogra. Ela aprendeu no tempo em que viveu na Holanda, a terra do meu sogro.

 É uma receita de família, mas certamente está cheia de adaptações, ao gosto da casa. Há quem faça adicionando cenoura, ou sem carne, ou batida no liquidificador.
 Mas, isso não tira o mérito de que seja qual for a adaptação, essa sopa de salsão é incrivelmente gostosa. Até meu genro que, definitivamente, não é chegado a verduras, já virou fã.

Acompanhada de queijo parmesão ralado, croutons ou com gotas de molho inglês, sempre será deliciosa.
Ao comprar o salsão, procure o que esteja bem fresquinho, com folhas tenras e bem verdes. Os talos devem ser finos, longos e macios.

Sopa de salsão com almondegas.
(serve 10 porções)
Ingredientes:
1 salsão médio bem fresco e tenro
500 gramas de carne moída
3 dentes de alho
sal
pimenta do reino
noz moscada ralada (opcional)
1,5 l de água
1 colher (sopa) de manteiga
50 gramas de macarrão tipo cabelo de anjo
sal e pimenta do reino

Modo de fazer:


Primeiro tempere a carne moída com o alho bem picadinho, o sal e pimenta do reino. Reserve. A seguir  separe os talos do salsão, despreze os que estiverem muito fibrosos ou com as folhas externas amareladas. As folhas do miolo do salsão,  são amarelas porque são muito novinhas, essas devem permanecer. Lave bem, e pique fino.



Faça pequenas bolinhas com a carne moída já previamente temperada.



Leve ao fogo uma panela funda com a água e a manteiga. Quando começar a ferver, coloque as bolinhas de carne, uma a uma. Deixe cozinhar até que comecem a flutuar na água. Junte o salsão picado. Tempere com sal, pimenta do reino e a noz moscada. Misture bem e tampe a panela. Deixe cozinhar por aproximadamente 15 minutos.


Prove o sal, corrija se precisar e adicione o macarrão. Use a massa que preferir. No caso, utilizei fidelinho cortado em 3 partes. O ideal é a massa cabelo de anjo. Misture bem, e deixe cozinhar mais 15 minutos, mexendo de vez em quando para o macarrão ficar bem solto. 


Rale queijo parmesão ao meia cura.

 
Sirva quentinha acompanhada de queijo ralado, pão, croutons e molho inglês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário