terça-feira, 3 de março de 2015

Sagu de uva com creme

Sagu é o tipo de sobremesa que me devolve doces momentos da infância. Uma sobremesa barata, mas que tinha seu encanto. Naqueles tempos, em que não havia a variedade e fartura dos dias atuais, sagu de groselha Milani era tudo de bom para a meninada. Há muitas variedades e combinações e hoje, estou apresentando o doce, como é feito na região sul do Brasil : Sagu de vinho com creme.  Substituí o vinho, pelo suco de uva, que é bem leve e delicado e com aceitação garantida entre as crianças. Não usei corante para reforçar a cor, porque gosto da forma mais natural possível, mas quem quiser pode adicionar corante vermelho na água da fervura do sagu. O creme também é opcional, mas o conjunto fica muito gostoso. 
O sagu também fica uma delicia, servido com sorvete de creme ou chantilly.

Sagu de uva com creme  
Ingredientes do sagu:
1 xícara (chá)de sagu
4 xícaras de água filtrada
1 xícara( chá) de açúcar
3 xícaras (chá) de suco de uva integral não adoçado
Ingredientes do creme:
2 xícaras (chá) de leite integral
2 colheres (sopa) cheias de amido de milho
1 xícara (chá) de açúcar
1 colher (chá) de essência de baunilha
200 ml de leite de coco ( 1 vidro pequeno)
200 ml de creme de leite ( 1 caixinha pequena)

Modo de fazer:


Separe o sagu seco e o suco de uva. 



Coloque o sagu seco em uma tigela juntamente com com 3 xícaras (chá) de suco de uva. Deixe de molho por 30 minutos até que  absorvam  quase toda a água.



Leve uma panela ao fogo com 4 xícaras (chá) de água e o açúcar. Despeje o sagu já hidratado.


Mexa bem e deixe ferver de 25 a 30 minutos ( fogo médio) mexendo de vez em quando, até que as bolinhas fiquem bem grandes e quase todas estejam transparentes e o suco bem viscoso. Algumas ficam brancas, mas é comum que seja assim.

Despeje em uma forma e deixe esfriar.


O creme.


Faça o creme, misturando o leite, o açúcar, o amido de milho, e a essência de baunilha. Misture bem e leve ao fogo mexendo sempre até engrossar. Junte o leite de coco e misture bem. Adicione o creme de leite e misture tudo muito bem. Mexa continuamente até começar a borbulhar. Desligue o fogo e espere esfriar. Leve o sagu e o creme à geladeira até que fiquem bem firmes e gelados. Sirva geladinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário