terça-feira, 12 de agosto de 2014

Pimentões recheados.

Para mim, os pimentões recheados tem sabor de infância. Minha mãe fazia esse prato muito bem. Era o prato de domingo e ela caprichava. Podia sentir aquele aroma delicioso pela casa e até no quintal, enquanto ela fritava cada pimentão, cuidadosamente.  Sou um pouco preguiçosa e prefiro a versão feita no forno, que é muito saborosa e muito mais fácil de fazer.Pode ser feita com pimentões grandes ou pequenos. A receita é a mesma, para pimentões amarelos e vermelhos. Se quiser, pode fazer o prato multicolorido, usando um pimentão de cada cor. 

Pimentões Recheados
Ingredientes:
3 pimentões grandes ou 6 médios
500 gramas de carne moída (magra)
1 colher (sopa) de azeite
3 dentes de alho
1 cebola pequena picada em cubinhos
1/2 xícara (chá) de cebolinha e salsinha picadas
1 lata pequena de extrato de tomate
1 copo de água
sal
pimenta calabresa
1/2 xícara (chá) de farinha de rosca
1/2 xícara (chá) de queijo parmesão ralado
2 colheres (sopa) de azeite de oliva para untar a forma e os pimentões
Modo de fazer:



Lave muito bem os pimentões.


Em uma panela funda, coloque os pimentões. Cubra com água e tempere com uma colher (sopa) rasa de sal. Deixe no fogo médio por 30 minutos, deixando-os levemente aferventados.
Escorra e deixe esfriar um pouco.

Corte cuidadosamente,  com a ponta de uma faca afiada, a parte superior dos pimentões.Retire todas as sementes. Reserve as "tampas", que fecharão os pimentões depois de recheados.


                                      

Faça um refogado dourando o alho e a cebola no azeite. Acrescente a carne e vá refogando e mexendo até que fique bem soltinha. Junte o extrato de tomate e a salsinha/cebolinha. Misture bem e tempere com sal e pimenta ( usei pimenta calabresa). Refogue mais um pouco e adicione a água. Deixe cozinhar até que fique com pouco caldo, como na foto acima.



Junte a farinha de rosca e o queijo ralado. Misture bem e deixe refogando em fogo baixo,  mais alguns minutos ( 2 ou 3), sem parar de mexer, até obter uma consistência pastosa. Desligue o fogo e deixe esfriar um pouco.



Com uma colher, vá colocando o recheio dentro dos pimentões previamente abertos e limpos. Quando estiverem cheios, tampe com a parte superior do pimentão que havia sido retirada e reservada.



Coloque os pimentões recheados em uma forma  untada com azeite. Espalhe azeite sobre toda a a superfície do pimentão. Leve ao forno pré aquecido em 180 graus. Deixe aproximadamente por 40 minutos ou até que fiquem tostados e macios.
 Retire do forno e sirva!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário