terça-feira, 3 de junho de 2014

Coquetel de camarão ou o clássico renovado que ainda impressiona.


Gosto de fazer receitas práticas para o dia a dia, mas é bom ter algumas que causem uma bela impressão em datas festivas. Com a proximidade do dia dos Namorados, e a onda retrô mais forte do que nunca, lembrei desse clássico dos anos 60/70. É uma entrada que ainda faz bonito em qualquer ocasião. A receita está simplificada e adaptada aos nossos dias, em que o tempo é um artigo cada vez mais escasso. Portanto, é muito fácil e rápida de fazer, sem perder o visual charmoso.
Nos anos 70, o camarão era muito mais raro (e caro!) que hoje, então, a receita original (para porção individual) tinha mais molho e menos camarão. As coisas mudaram, e agora podemos inverter as proporções sem ir a ruína. Se quiser uma receita diferenciada sem perder o sabor, pode substituir a maionese por um iogurte integral (tipo grego), que com certeza vai ficar muito bom. O ideal é utilizar camarões frescos, mas se precisar improvisar, como eu fiz nesta receita, não há problema algum em utilizar o congelado. 
Fica a sugestão.

Coquetel de camarão ou  Shrimp cocktail.
(para 2 pessoas)

Ingredientes:
300 gramas de camarão (médio) sem casca
200 gramas de camarão inteiro (graúdo)
4 colheres (sopa) cheias de maionese
2 colheres (chá) de catchup 
1 colher (chá) de mostarda
1 colher (chá) de molho inglês
algumas gotas de molho de pimenta Tabasco
1 colher (chá) de conhaque ou rum (usei rum)
suco de meio limão
sal 
pimenta do reino

Modo de fazer:


Como utilizei camarões congelados, a primeira providencia é descongelar. Ferva água com um pouco de sal. Coloque os camarões descascados. Deixe cozinhar até que fiquem firmes e macios (geralmente 4 minutos depois de levantar fervura novamente).
 Escorra e reserve.


Em uma frigideira, coloque um fio de azeite e deixe aquecer bem. Coloque os camarões com casca. Tempere com sal e pimenta do reino.Deixe que fiquem levemente tostados dos dois lados. Reserve.
Para o molho: em uma vasilha, coloque a maionese (ou o iogurte), o catchup (se gostar e quiser o molho mais vermelhinho aumente a quantidade), a mostarda, o molho inglês, o rum (ou conhaque), gotinhas de molho de pimenta e por fim o suco de limão. Com um garfo, misture vigorosamente. Prove o sal, e se precisar corrija. 


Deixe os camarões esfriarem. Para as porções individuais, misture os camarões descascados e o molho.
 Se optar por servir na bandeja com gelo, coloque o molho em uma vasilha no centro da bandeja e disponha os camarões médios (cozidos e descascados) aos redor da borda da vasilha.
 Assim, os convidados irão se servindo. 
Use os camarões inteiros para a decoração da bandeja. 
Já, na porção individual, sirva em vasilhas especificas, copinhos bonitos, ou como eu, em taças de martini. 
Decore com o camarão inteiro e deixe na geladeira, até o momento de servir.
Enjoy!





Nenhum comentário:

Postar um comentário