quinta-feira, 30 de maio de 2013

Bacalhau ao alho


Sempre achei que as receitas mais simples, escondem os melhores sabores. Aqui esta a confirmação: receita com poucos ingredientes e fácil de fazer.Perfeita para um almoço familiar, onde serve porções generosas e coloridas. O aroma e o crocante do alho tostado no azeite, são um atrativo a mais. Na minha modesta opinião, uma das melhores maneiras de se degustar um belo bacalhau do Porto. Usei o bacalhau  em sua forma mais tradicional: o seco e salgado.Mas em nome dos tempos modernos e da falta de tempo, simplifique usando o dessalgado/congelado. O grão de bico seco, ficou hidratando a noite toda e foi cozido em panela de pressão, mas há a opção do cozido no vapor, ou em lata. Não há desculpa para não fazer em casa esta receita que é bem cara em qualquer restaurante.
Descomplicada, bonita e saborosa. Impressione a família!!
Escolha um bom vinho branco e mãos à obra.

Bacalhau ao alho.
(6 generosas porções)
Ingredientes:



1 quilo de bacalhau do Porto (seco e salgado) ou 2 quilos de bacalhau dessalgado
500 gramas de grão de bico seco ou 1 quilo de grão de bico cozido 
1 folha de louro
1 brocoli tipo ninja (grande)
1 xícara (chá) de azeite
1 cabeça de alho grande (pelo menos 10 dentes graúdos)
sal
pimenta do reino
azeite extra virgem

Modo de fazer:
Lave bem as postas de bacalhau salgado, e deixe de molho em bastante água, pelo menos por 24 horas.Troque a água de 3 em 3 horas. Escorra bem. Ponha em uma panela com água suficiente para cobrir e deixe cozinhar até que fique macio, porém firme. Prove o sal e se necessário corrija. Reserve.



Deixe o grão de bico de molho na véspera. Cozinhe na panela de pressão, com um pouco de sal e a folha de louro. Para que fique firme e macio, leva mais ou menos 35-40 minutos em fogo médio.



Lave bem o brocoli e separe em ramalhetes, cozinhe no vapor por mais ou menos 15-20 minutos.
Descasque o alho e pique em pedaços pequenos.
Leve uma panela ao fogo médio com o azeite. Quando estiver quente coloque o alho picado e deixe dourar. 




Atenção:quando começar a dourar desligue o fogo, pois mesmo desligado ele continuara dourando no azeite quente.



Em uma travessa, arrume todos os ingredientes (o bacalhau e o grão de bico cozidos e já escorridos juntamente com o o brocoli cozido). Tempere com sal e pimenta do reino à gosto e despeje o alho frito no azeite, sobre os ingredientes. Perfume com um generoso fio de azeite extra virgem.




Sirva imediatamente. Bom apetite!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário