sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Cavalinhas defumadas ( DIY Fish and Meat Smoker)





Andei meio sumida, mas finalmente estou voltando. Há pouco mais de um mes perdi minha mãe, e aos poucos estou retomando minha vida.
No final do ano passado, mostrei aqui no blog, o defumador de alimentos que fizemos no fundo do quintal. Ele estava recém feito, caiado e bem branquinho.

Estavamos ansiosos para começar nossas experiencias.
Começamos defumando salmão, depois linguiças, bacon...e assim que começou a temporada de cavalinhas, começamos a fazer as tentativas com a grande estrela do defumador.Depois de várias "defumadas" chegamos ao equilibrio entre mistura de madeira e tempo de queima. Meu marido encontrou o ponto ideal de queima lenta (cinco horas e meia) com uma mistura de serragem e lenha. O processo lento e continuo resultou na melhor cavalinha defumada.
O aroma delicioso, a textura da carne bem firme sem estar ressecada e a cor é um assunto à parte.
Nosso defumador, esta mais do que aprovado. Multitarefas como é, provou ser uma ótima churrasqueira e um belo forno de pizza.
O único problema é que agora ele já não ostenta mais a brancura de outrora!
Tirando o lado estético, é uma delicia abrir a portinha e sentir o cheirinho de defumado, que persiste nas paredes internas. Para nós que gostamos de carnes defumadas, foi a melhor solução, pois atualmente é dificil encontrar carnes realmente defumados. Há uma profusão de corantes, flavorizantes e aromas que imitam fumaça.
E como ainda há cavalinhas no mercado, ainda vamos defumar mais algumas!!

Para quem se interessar pelo defumador, aqui estão algumas imagens da parte interna. Muito simples, por sinal.





3 comentários:

  1. Olá visitando seu post, fiquei com curiosidade de ver como é no interior do seu defumador.
    Estou querendo construir um em minha casa, não sei bem ao certo como será, por isso queria ver como é o seu por dentro.

    Obrigado.
    Romulo Valente

    ResponderExcluir
  2. Olá Romulo,
    A parte interna do defumador é muito simples, não é nada diferente de uma churrasqueira, pois utilizamos como churrasqueira também.
    O importante, é que tenha a porta, para fazer a vedação e a a defumação dos alimentos. E a portinhola inferior para colocar a lenha/serragem e controlar o fogo.
    A parte interna, precisa de um suporte ( barra de ferro) na parte superior, para poder pendurar o que deseja defumar. No nosso caso, linguiças, carne de porco e peixes. Usamos ganchos de metal, para pendurar as carnes na barra de ferro.
    Já que vc esta interessado, vou tirar uma foto da parte interna e adiciona-la ao post.
    abraços
    Rosemary

    ResponderExcluir