sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Creme de damasco.

Depois das festas natalinas, sempre há sobras de frutas secas, nozes, amendoas ou avelãs. Hoje, ao mexer na despensa, encontrei o derradeiro pacote de damascos turcos. Estavam deliciosos para serem devorados: dourados, macios,doces e suculentos. Mas, resolvi fazer um creme com eles. Super fácil e delicioso. Para servir, usei taças de martini, para as porções individuais.O restante coloquei em uma pequena compoteira de vidro.Aqui fica a sugestão para quem quiser experimentar.
Creme de damascos.
 200 gramas de damascos secos
500 ml de leite integral
4 colheres (sopa) de açúcar
3 colheres (sopa) de amido de milho
1 gema

Modo de fazer:
Pique os damascos. Coloque metade no liquidificador, juntamente com o leite, a gema, o açúcar e o amido de milho. Bata bem até que tudo fique dissolvido. 

Coloque a misture em uma panela e junte o restante dos damascos picados. Leve ao fogo baixo e mexa até que a misture engrosse bem e comece a borbulhar. 




Desligue o fogo. Mexa mais um pouco, tampe e deixe esfriar o suficiente para colocar nas taças ou em outro recipiente para servir. As taças, são uma solução elegante e divertida para servir uma sobremesa numa sexta feira à noite. Bom apetite e bom fim de semana!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário