terça-feira, 2 de novembro de 2010

Tiramisù mineiro






Adoro Tiramisù, mas nem sempre tenho mascarpone disponível na geladeira. Portanto, a receita que vou postar aqui, é uma "releitura" do Tiramisù clássico. É a versão mineira, pois foi feita com requeijão mineiro. O resultado fez sucesso aqui em casa. O melhor de tudo é que muito fácil de fazer, não requer nenhuma preparação elaborada e é muito economica!
Para quem quiser experimentar, nosso Tiramisú caboclo, aqui fica a sugestão;

Tiramisù mineiro.
Ingredientes:
400 gramas de requeijão ( opte pelos mais firmes, usei Danubio)
1 xícara (chá) de iogurte natural integral (usei kefir)
3/4 de xícara (chá) de açúcar de confeiteiro ( use mais ou menos açúcar, conforme o gosto)
200 gramas de biscoito tipo champagne
1/2 xícara (chá) de café forte sem açúcar
1/4 de xícara ( chá) de vinho do Porto
3 colheres (sopa) de chocolate em pó ( usei o chocolate Nestlé "o do padre" com 50% de cacau)
chocolate meio amargo ralado (ou raspas, como preferir)
Modo de fazer:
Comece fazendo o creme. Bata o requeijão,o iogurte natural e o açúcar. Prove e e se quiser um creme mais doce adicione um pouco mais de açúcar.Mas, não esqueça que o biscoito já tem açúcar. Bata o creme até que fique firme e aerado.

Reserve o creme. Faça um café forte e sem açúcar. Coloque em um prato fundo e adicione o vinho do Porto, ou outra bebida de sua preferencia.Misture bem.






Passe os biscoitos nessa mistura. Dois dois lados.Não deixe o biscoito encharcar, só ficar levemente embebido. Pegue uma tigela ou saladeira de vidro e faça uma camada de biscoitos previamente embebidos em café e vinho.


Adicione uma parte do creme e espalhe.Peneire um pouco de chocolate em pó.










Vá alternando as camadas de biscoito, creme e chocolate em pó. Termine com o creme. polvilhe o chocolate em pó e finalize com as raspas de chocolate. No meu caso preferi ralar o chocolate. Cubra com filme plástico e leve à geladeira. Deixe pelo menos 4 horas. Fica mais gostosa se feita de véspera.
Bom apetite!!!

Um comentário: