quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Penne rigati com brocoli e queijo.


Fui ao mercado no final de semana, e fiquei extasiada com a beleza das verduras. Me senti uma verdadeira lagarta, ávida por provar um pouco de todas as folhagens que via à minha frente.
 Viçosas e crocantes.
 Os brocolis foram os primeiros a me atrair.

 Maços gigantes e bem verdinhos. Com eles preparei o prato simples e muito saboroso, cuja foto, ilustra este post. 

Quanto à massa, optei pelo penne por uma razão estética, pois qualquer massa acompanha bem esta receita. 

Também, preferi o penne rigati, pois os "risquinhos" na massa, o rigati em questão, garantem uma melhor aderencia dos molhos à massa.
 Para os que gostam de verduras e que como eu, não resistem a um lindo maço de brocoli, aqui fica a sugestão:

Penne rigati ao brocoli e queijo.
Ingredientes:
1 maço de brocoli
250 gramas de massa tipo penne rigati
1/2 xícara (chá) de azeite de oliva
5 dentes de alho bem picadinhos
250 gramas de queijo tipo reino, gouda, fontina ou maasdam ralado em ralo grosso (usei maasdam)
sal
pimenta do reino
Modo de fazer:
Leve a massa para cozinhar, conforme instruções da embalagem.
 Quando estiver "al dente', escorra e reserve.

 Lave muito bem os ramalhates de brocoli e deixe escorrendo.

Leve uma panela ao fogo com o  azeite.
 Quando começar a aquecer, junte o alho bem picadinho ou espremido.
 Deixe dourar.

 Quando estiver douradadinho, junte os ramalhtes de brocoli.
 Refogue até que fiquem macios, porém crocantes.

Espete com garfo para sentir o ponto. Tempere com sal e pimenta do reino.

 Junte a massa que estava reservada. Misture delicadamente.
 Coloque em um refratário ou forma . 

Espalhe  e polvilhe com o queijo.
 Leve ao forno por mais ou menos 20 minutos (até dourar o queijo). 

Retire do forno.
Espalhe um fio de azeite extra virgem e sirva.
Simples assim.
Bom apetite!

2 comentários:

  1. bem, eu tambem adoro verduras, o seu macarrão ficou perfeito. adorei seu blog. bjs

    ResponderExcluir
  2. Angela...
    Obrigada pelo incentivo...estou preparando um site cheio de receitas e dicas novas!
    beijão para vc
    Rosemary

    ResponderExcluir