sexta-feira, 2 de julho de 2010

Gado-gado

O que é gado-gado? É um prato de origem indonésia. Trata-se de uma série de vegetais aferventados, regados com um molho denso, apimentado e bem temperado, à base de amendoim. Para a travessa de vegetais, normalmente usa-se broto de feijão, vagens, repolho, tofu, cenouras, pepino (cru) e ovos cozidos. Mas, normalmente adaptamos essa seleção, ao paladar de cada familia, e ao que temos na geladeira. No meu caso eu tinha ovos, acelga e inhame. Gosto de preparar um pouco de arroz, pois se o molho sair muito apimentado, dá para apagar o incêndio com uma colherinha de arroz. Este prato é muito bom para vegetarianos, pois eleva o consumo de proteina através do amendoim.Se acompanhar com tofu melhor ainda, e fica uma delicia, se os pedaços de tofu forem ligeiramente fritos. No caso de vegetarianos que consomem ovos, o prato então, estará mais que completo.Os vegetais, podem ser cozido no vapor ou levemente aferventados em água com um pouquinho de sal e glutamato monossódico. A água dos vegetais, poderá ser aproveitada para cozinhar o arroz e diluir o molho. No meu caso separei a água de cozimento da acelga e com parte dela, ainda bem quente, fiz o arroz.Com o restante dissolvi o creme de amendoim para o molho. Para quem quiser experimentar deixo a receita de um prato delicioso e nutritivo, da cozinha indonésia. Gostaria de lembrar que a receita esta ligeiramente adaptada ao nosso paladar (reduzi para menos da metade o numero de pimentas utilizadas) e sem alguns ingredientes originais, que são muito dificeis de encontar como: trasi ( ou terasi, com um cheiro forte e desagradável aos ocidentais é feito à base de camarão seco, concentrado em forma de tijolinhos envoltos em folha de bananeira) e laos ( um rizoma aparentado do gengibre, também conhedo como galangal).



Gado-gado
Afervente ou cozinhe no vapor, vegetais variados. Frite ligeiramente pedaços de tofu e cozinhe alguns ovos.
No prato da foto há alguns ovos cozidos, metade de uma acelga e 800 gramas de inhame. Também fiz um pouco de arroz branco.
Molho para gado-gado
Ingredientes:
1 colher (sopa) de óleo de amendoim ou girassol
5 dentes de alho bem picadinhos
1/2 cebola roxa bem picadinha
3 pimentas vermelhas tipo dedo de moça picadas
1 xícara de pasta de amendoim ( usei "Amendoíssimo" da Santa Helena, que é uma pasta de amendoim integral sem sal nem açúcar) ou de amendoim crú, sem casca processado.
1/2 folhinha de louro
1 colher (sopa) bem cheia de açúcar mascavo ( se preferir um molho mais adocicado pode colocar um pouco mais)
1/2 xícara de leite de leite de coco
1/2 xícara (chá) de agua quente ( use a agua da fervura dos legumes)
1 colher (sopa) rasa de suco de limão ou vinagre de arroz
sal
Modo de fazer :
Em uma panela, refogue no óleo: o alho, a cebola e as pimentas. Junte a folha de louro e refogue até dourar bem. Junte o creme de amendoim dissolvido na agua quente. Mexa bem e adicione o leite de coco e o açucar mascavo. Prove o sal e corrija. Retire do fogo. Tire a folhinha de louro e bata tudo no liquidificador ou use um mixer, para dissolver bem todos os grumos. Coloque a mistura na panela e deixe ferver. Se estiver muito denso, acrescente um pouco mais de agua ao molho, até atingir o ponto desejado. Mexa bem e tampe, pois o molho espirra bastante.  Quando começar a ferver desligue o fogo, adicione o limão e  mexa vigorosamente. Sirva imediatamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário