quinta-feira, 17 de junho de 2010

Broa de milho

     
Com o frio que anda fazendo, o lanche da tarde, é mais reforçado. Que tal uma broa quentinha, cheirosa e amarelinha?
Super fácil de fazer. Sem sujeira nem malabarismos. Deliciosa para acompanhar geléias e doces. Pode ser feita em forno convencional ou na máquina de pão. Se optar pela máquina, coloque os ingredientes na cuba, seguindo a ordem em que aparecem na receita: primeiro liquidos e depois ingredientes secos, sendo o fermento, o ultimo item.
Selecione a opção sanduiche ( 3 horas) para pães de 900gramas.
Para quem quiser experimentar, aqui esta a receita:
Broa de milho
Ingredientes:
250 ml de água
1 ovo
50 gramas de manteiga em temperatura ambiente
1 colher (chá) de sal
1/2 xicara (chá) de açúcar
1 colher (chá) de erva doce
350 gramas de farinha de trigo
150 gramas de fubá mimoso
1 colher (chá) de fermento biológico seco
Modo de fazer ( para fazer em forno convencional):
Peneire junto a farinha, o fubá e o fermento biológico. Reserve. Leve à batedeira (com o batedor de gancho) ou coloque em uma tigela, o ovo, a água, o sal , o açúcar, a erva doce e a manteiga. Comece a bater, até homogenizar tudo. Vá juntando aos poucos, a mistura peneirada que estava reservada. Continue batendo em velocidade média por mais ou menos 5 minutos. Se estiver batendo manualmente, continue até obter uma massa lisa e homogenea.  

Desligue a batedeira. A massa deve ser densa, porém cremosa.


Unte e enfarinhe uma forma redonda. Pode ser refratária, mas coloque uma outra forma por baixo, para evitar que queime rápido, ao ir ao forno.


Despeje a massa na forma e nivele. Polvilhe ao seu gosto, com uma mistura de fubá e farinha de trigo (em partes iguais).Cubra e deixe crescer até dobrar de tamanho. Leve ao forno pré aquecido em 180 graus por 40 minutos, ou até dourar.
Dica: Se quiser uma broa de casca macia, coloque uma forma retangular cheia de agua, na parte mais baixa do forno, já no momento de pre aquecer. Deixe lá, até o pão ficar assado. A agua irá evaporar aos poucos, mantendo um ambiente umido no forno,o que evitará que a superficie do pão resseque durante o processo de assar.
Bom apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário