quarta-feira, 30 de junho de 2010

Batatas serranas.


Dias frios pedem pratos mais substanciosos, mas nem por isso eles precisam ser mais complicados de preparar. Este é super simples. Prato de campones faminto. Nem omelete nem "tortilla". Delicioso para servir quentinho acompanhado de um belo copo de vinho tinto. É um prato farto, para a familia. Rende quatro generosas porções.

Batatas Serranas

Ingredientes:
1 kg de batatas descascadas e cortados no sentido do comprimento ( mais ou menos 1,5 cm de espessura)
sal
3 colheres (sopa) de azeite
1 colher (chá) de paprika picante
4 ovos inteiros
1/2 xícara (chá) de leite
50 gramas de queijo parmesão ralado
200 gramas de mussarela fatiada ou ralada em ralo grosso

Modo de fazer:
Cozinhe as batatas cortadas, em água e sal. Quando estiverem macias, porém bem firmes (mais ou menos 20 minutos em fogo médio), desligue o fogo e escorra. Unte uma forma com uma colher de azeite. Espalhe as batatas com cuidado, evitando que quebrem. Polvilhe com a paprika. Bata os ovos juntamente com o queijo parmesão e o leite. Espalhe sobre as batatas. Cubra com a mussarela.Regue com o azeite restante. Leve ao forno por mais ou menos 30 minutos, ou até que os ovos batidos fiquem firmes e queijo fique bem tostado.
Esta receita pode ser adaptada, dependendo da pressa e dos ingredientes disponíveis, substituindo as batatas por fatias de pão amanhecido, macarrão cozido, inhame(cozido) ou cará (cozido).Versátil e sempre gostosa. Bom apetite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário