terça-feira, 4 de maio de 2010

Bolo de chocolate Toddy.

As tardes começam a ficar um pouco mais frias e os bolos e chás se tornam muito bem vindos. No domingo à tarde gosto de fazer um bolo para a família, e normalmente pergunto:
-Vou fazer um bolo. Qual vocês querem?
A resposta é quase sempre a mesma : chocolate!
Aliás, quanto mais frio estiver, mais certeza que a resposta será chocolate. Existem muitas receitas ótimas, mas quase sempre opto pela mais simples e rápida, com os ingredientes que sempre tenho na despensa.
O bolo da foto tem recheio de doce de leite ( uma lata de leite condensado fechada e cozida em panela de pressão com agua, durante 50 minutos) e cobertura de chantilly, com chocolate granulado e uma pitanga de chantilly de chocolate spray ( da marca italiana Spray Pan ). Esse chantilly spray tem versões em morango e chocolate. São uma opção pratica para acompanhar bolos, café e sorvetes. Facilmente encontrado em qualquer supermercado.
Esse bolo além de pratico é básico. Também  fica muito bom com apenas uma calda de chocolate quente, do tipo usado em bolo de cenoura.
Normalmente, bolos de chocolate são feitos com chocolate em pó, que é muito mais concentrado e não tem açúcar. O bolo fica com uma cor mais bonita ,porém, esse ingrediente  nem sempre esta disponível na despensa, já o achocolatado ... portanto este bolo que é o mais descomplicado que conheço, é feito com o achocolatado que houver em casa, no nosso caso, o Toddy.
Aqui esta a receita para quem quiser experimentar:

Bolo Toddy

Ingredientes:
3 ovos inteiros
1/2 xícara (chá) de manteiga  na temperatura ambiente (ou margarina)
1 xícara (chá) de açúcar
1 e 1/2 xícara (chá ) de farinha de trigo peneirada
1/2 xícara (chá) de Toddy ( ou outro achocolatado de sua preferência)
2 colheres (sopa) de leite morno
1 colher (sobremesa) de fermento em pó
Modo de fazer:
Coloque na batedeira ou bata com um fouet, os ovos, a manteiga e o açúcar até ficar um creme liso e homogêneo. Junte a farinha e o achocolatado e continue batendo. Adicione o leite. Bata mais um pouco e por fim adicione o fermento. Misture delicadamente. A massa é bem liquida, por isso o bolo é leve e fofo.Unte uma forma média ( ou refratário ) e polvilhe com farinha ( eu prefiro, farinha de rosca). Leve ao forno pré aquecido em 180 graus por 30 minutos ou até ficar sequinho e soltar das laterais da forma. 
Espere esfriar, corte ao meio e recheie com doce de leite. Cubra com chantilly e salpique chocolate granulado, Ovomaltine ou raspas de chocolate. Se tiver crianças em casa, experimente salpicar com M&Ms,  Confeti ou  migalhas de bombom Sonho de Valsa....eles adoram! 
Também gostam muito de fazer sua própria decoração com o chantilly spray...mas nesse caso além da diversão, a sujeira é garantida!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário