terça-feira, 13 de abril de 2010

A janela da cozinha e as orquideas.

















Nunca tive muito sucesso com orquideas, até alguns anos atras, quando ganhei uma phalenopsis branca  e me apaixonei por ela. Fiquei tão interessada, que meu marido percebeu e resolveu me presentear com varios livros ensinando como  cuidar e criar orquideas. Infelizmente os melhores precisam ser importados. Mas, realmente ajudam muito quem esta iniciando, como eu. 
As danadinhas são sensiveis e temperamentais. Demoram a se aclimatar no novo ambiente e detestam qualquer condição mais extrema de sol, chuva ou vento. Tentei vários locais diferentes, e acabei matando algumas, até descobrir onde elas realmente queriam ficar. Agora, felizes, me premiam com varias floradas. O grande problema é que estou ficando com pouquissimo espaço, pois elas adoram a janela da cozinha e o vão da escada do terraço. As  dendrobium  e oncidium ( tipo chuva de ouro) são mais resistentes e a maior parte delas vive feliz, no tronco do abacateiro. As cymbidium toleram mais sol e vento e vivem bem no terraço. Hoje percebi, que elas já estão preparando suas floradas. Estou ansiosa, pois elas são lindissimas. 
As orquideas da janela tem boas condições de luz, mas nos dias mais quentes, do verão, na parte da tarde,  precisei abrir o guarda sol para  protege-las. Num fim de semana, esqueci, e as folhas tenras ficaram severamente queimadas. Fiquei muito chateada. Mas, elas estão superando, pois o que mais odeiam  é o vento, e lá estão perfeitamente protegidas. Elas são exigentes, mas correspondem meu amor por elas. Enquanto estou na cozinha, posso ficar admirando sua beleza. As folhas castigadas pelo sol , não impediram que florissem em todo seu esplendor. Quando vejo tanta beleza, penso que elas já perdoaram o meu descuido!

Nenhum comentário:

Postar um comentário