terça-feira, 27 de abril de 2010

Burrito Express






Talvez não seja a receita original mexicana, mas o sabor é muito bom e adapta-se perfeitamente ao paladar da maioria dos brasileiros. É fácil de fazer. Pode-se deixar os ingredientes prontos de véspera e montar o prato pouco antes da refeição.Acompanhado de uma boa salada verde é muito nutritivo.
Burritos
Ingredientes:
2 xícaras (chá) de feijão carioca cozido ( também pode ser de caixinha ou cozido à vapor)
250 gramas de carne moída ( magra)
1 cebola grande cortada em cubinhos
5 dentes de alho espremidos ou bem picadinhos
1 colher (sopa) cheia de extrato de tomate
1/2 xícara (chá) de salsinha picada (ou coentro se preferir)
2 colheres (sopa) de azeite
1 colher (sopa) de óleo de milho ou girassol
1 pacote de pão tipo RAP10( Bimbo)
sal
pimenta dedo de moça
1 colher (chá) de tempero mexicano ou chili em pó
1 pitada de cominho em pó
200 ml de água
150 gramas de queijo tipo cheddar ( ou prato) fatiado e cortado em tirinhas finas
Modo de fazer:
Primeiro prepare a pasta de feijão. Em uma panela, coloque  o óleo, 1/2 pimenta dedo de moça, 3 dentes de alho bem picadinhos ou espremidos e a cebola. Frite até dourar bem. Junte o feijão escorrido e misture. Deixe cozinhar um pouco, mexendo bem até formar uma pasta. Corrija o sal e desligue o fogo.Deixe esfriar.
Em outra panela coloque o azeite, o restante do alho e da pimenta dedo de moça. Frite até dourar e então junte a carne moída. Vá fritando e mexendo bem, até a carne ficar bem soltinha e dourada. Junte a água e deixe cozinhar até a àgua evaporar toda. Tempere com sal, cominho e o tempero mexicano ou chili em pó. Junte o extrato de tomate e a salsinha.Refogue mais um pouquinho e desligue o fogo. Deixe esfriar.
Montagem do prato:
Abra a "tortilha", ou seja, um disco de pão. Coloque tiras de queijo bem no centro. Adicione uma colher (sopa) cheia de pasta de feijão e sobre ele, uma colher (sopa) cheia de carne. Dobre como se fosse um envelope. Repita a operação com todos os discos de pão (10 ao todo). Unte uma forma com algumas gotas de azeite. Coloque todos os burritos com a dobra virada para baixo. Leve ao forno pré aquecido em 200 graus, até dourarem. Se quiser doure um a um , utilizando uma frigideira revestida de anti aderente.
Sirva quente, acompanhado de alface em tiras (tipo americana), tomate picado em cubos e guacamole (opcional).
Acompanha também,  molho de pimenta jalapeño para quem aguentar...
Bom apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário