segunda-feira, 19 de abril de 2010

Bolinhos de tofu e sardinha

Este bolinho engana. A primeira vista não parece saboroso, mas é uma delicia. Crocante por fora, graças a farinha de rosca e ao queijo parmesão, mantem-se macio por dentro (efeito do tofu e recheio).  Faz sucesso aqui em casa, desde que minhas meninas eram pequenas.Fica bem sequinho. Pode ser feito com sardinha em conserva, vegetais em conserva, atum ou frango desfiado. Fica a critério do gosto de cada um e da disponibilidade do ingrediente.

Bolinho de tofu
Ingredientes:
500 gramas de tofu
1 colher (sopa) de molho de soja ( shoyu)
1 ovo inteiro
1/2 xícara (chá) de salsinha bem picada
2 latas de sardinha em conserva (escorridas)
1 e 1/2 xícaras ( chá) de farinha de rosca de padaria ( pão ralado)
1/2 xícara (chá) de queijo parmesão ralado fino
pimenta do reino à gosto
1 colher (sopa) de alho granulado 
sal ( se for necessário)
1 fio de azeite ( para favorecer a liga da massa )
Modo de fazer:
Primeiro escorra bem o liquido do tofu. Amasse muito bem com um espremedor de batatas ou com um garfo. Junte o shoyu e o ovo e continue amassando e misturando. Acrescente as sardinhas em conserva  e amasse bem juntamente com o tofu. Adicione e misture a farinha de rosca, a salsinha, o alho e o queijo parmesão.  Pingue um fio de azeite e usando as mãos, misture bem e esmigalhe qualquer grumo maior da massa. Por fim corrija o sal se precisar e  povilhe pimenta do reino se gostar. Aperte a massa com as mãos. verifique se esta bem ligada. Se estiver quebradiça, adicione um pouquinho mais de azeite e teste novamente. Faça isso até obter uma massa homogenea e com boa liga. Dê forma aos bolinhos usando como medida uma colher de sopa cheia. Ponha a massa na palma da mão e aperte. Em seguida, vá girando a massa entre as palmas das duas mãos até obter um bolinho bem redondo e firme. Monte todos os bolinhos e reserve. Deixa descansar pelo menos por 20 minutos. Aqueça o óleo e frite até que fiquem dourados. 
Bom apetite!

2 comentários:

  1. Muito boa a receita. Eu usei farinha de rosca normal e o bolinho ficou super consistente. Meu marido adorou e rende bastante! Até congelei alguns para comer depois.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa idéia Daniella! Aqui em casa também faz o maior sucesso. A gente só não entende porque os últimos sempre parecem mais gostosos!!

      Excluir