sexta-feira, 5 de março de 2010

Pimenta diabólica.
















Há algum tempo atras, postei um texto sobre meu "pocket garden", onde a parreira e um pé de pimenta convivem apertadissimos, lutando por um lugar ao sol. Bem, as uvas já foram colhidas e as pimentas vermelhas também. Usei muitas ao natural, mas a produção foi tão farta que resolvi fazer um molho ( bem concentrado ) para conserva-las. Já fiz esse molho muitas vezes, com pimentas que comprei no mercado, mas, confesso que nunca vi nada tão ardido na minha vida, como essa safra aqui do quintal. Para o meu marido, está ótimo, pois ele tem uma tolerancia altissima ao ardor das pimentas. Acostumou-se desde pequeno, aos temperos orientais, bem apimentados feitos pela minha sogra (originária da Indonésia). A pimenta vermelha que ela chamava lombok, era uma constante, misturada a alho, cebola, gengibre e leite de coco. Mas, o meu paladar, acostumado aos sabores galegos, é bem menos tolerante à pimenta.Gosto de molhos apimentados, mas de uma maneira sutil. Que não me levem ao desepero como estas de casa!
As pimentas são curtinhas e gordinhas, mas infernais. De qualquer forma, vou passar aqui a receita, que é saborosa. Mas cuidado com as pimentas pequenas, costumam ser as mais ardidas.
Molho de pimenta vermelha.
( rende 1 litro )
Ingredientes:
500 gramas de pimenta vermelha
250 ml de agua
250 ml de vinagre de maçã
100 ml de azeite
5 dentes de alho descascados
1 cebola pequena descascada e picada
1/2 colher (café) de aji-no-moto
2 colheres (sopa) de açucar
1 colher (sopa) de tomilho fresco
sal a gosto
Modo de fazer:
Leve tudo ao fogo e deixe ferver. Ao iniciar a fervura conte mais ou menos 6 minutos e desligue. Deixe no fogo, apenas o tempo suficiente para as pimentas amaciarem. Bata tudo no liquidificador até que o molho fique bem homogeneo. Não coe, pois o molho é bem espesso. Coloque em um garrafa devidamente esterelizada.
É saboroso, mas experimente com cautela.Deixe sempre um copo de agua por perto, para apagar o incendio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário