sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Tem kibe no prato.


Aqui em casa, kibes (ou quibes) são uma iguaria muito apreciada. Mas, nem sempre estou com pique para dar forma e fritar uma boa porção deles. Há alguns anos atras, vendo um programa sobre culinária libanesa, mostraram uma sugestão de kibe, que além de saborosa é muito fácil. Praticamente não dá trabalho.Opção saudável para quem quer evitar frituras. Dias atras, quando o calor andava insuportável, resolvi fazer esse kibe para o jantar, juntamente com uma bela salada. Para quem quiser experimentar, aí vai a receita:
Kibe de forno
ingredientes:
350 gramas de trigo para kibe
500 gramas de carne moida magra (usei patinho)
1 envelope de caldo de carne em pó
500 ml de agua fervendo
1 folha de louro
5 dentes de alho esmagados
1 cebola pequena cortada em cubinhos bem finos
1 xícara (chá) de hortelã bem picadinha
pimenta síria
sal
1/2 xícara (chá) de azeite
350 gramas de queijo fresco tipo Minas, cortado em fatias finas
Modo de fazer:
Coloque o trigo em uma tigela e misture o caldo de carne em pó. Despeje a agua fervendo. Misture bem e deixe hidratar por mais ou menos 15 minutos. Junte o alho, a cebola, hortelã, sal, pimenta siria (à gosto) e a folha de louro rasgada em pedaços pequenos. Misture. Acrescente a carne moida e misture tudo muito bem. Se perceber que está muito molhado ou não tem uma boa liga, junte uma ou duas colheres (sopa) de farinha de trigo. O quanto achar necessário. Por fim adicione metade do azeite à mistura. Misture muito bem. Deixe descansar por mais 15 minutos. Pré aqueça o forno em 200 graus.Unte uma forma ou refratário ( grande) com metade do azeite restante. Espalhe metade da mistura, forrando o fundo e deixando uma beiradinha para cima. Espalhe o queijo. Na foto, usei mussarela pois não tinha queijo minas suficiente, mas o ideal é queijo fresco. Sobre o queijo, espalhe o restante da mistura. Espalhe bem e aperte as beiradas, para que se unam à beiradinha inferior. Pincele toda a superficie com o restante do azeite.Leve para assar por mais ou menos 40 minutos, ou até que fique douradinho.
Sirva quente e bom apetite!
P.S: Na foto, enfeitei com limão e folhinhas de tomilho. Deveria ser hortelã, mas esqueci de deixar algumas para a foto. Me empolguei e piquei tudo! Então,usei o tomilho para enfeitar, mas ele não entrou na receita.

2 comentários:

  1. Rosemary, obrigada pelo comentário e pela força. Adorei conhecer seu blog. Beijos,Lara

    ResponderExcluir
  2. e eu acompanho o seu há mais de ano.....adorooo!
    Beijos
    Rosemary

    ResponderExcluir