segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Panzanella : da Toscana para o nosso verão.

Apesar das chuvas continuas o calor não abranda. O tempo permanece muito quente e abafado. Na hora de preparar as refeições começa o dilema: O que fazer? Tenho optado por pratos leves. Nesse quesito as saladas são imbatíveis. A Panzanella, é o tipo de prato versátil que pode ser uma salada, uma entrada ou mesmo um prato unico bem substancioso, dependendo dos ingredientes utilizados. É tipica da da Toscana. Feita com as sobras de pão, o Sciocco, que é um pão rústico, sem sal e de casca grossa.
Como é comum na Europa e pouco frequente nas Américas, por uma questão de cultura, as sobras são aproveitadas ao máximo. Não pode haver desperdicio, nem do pão que esteja duro como pedra. Essa receita é simples e deliciosa. Transforma o pão que já esta duro ou que possui uma casca mais resistente, num ingrediente precioso. Ele absorve o molho e dá liga a todos os outros ingredientes da receita. Vou passar a receita básica que é a que ilustra a foto.
Panzanella
Ingredientes:
300 gramas de pão tipo italiano ( ou outro que já estiver com a casca bem dura)
1 copo de água mineral
2 tomates tipo italiano firmes e maduros, picados em cubinhos pequenos
1/2 cebola média picada em cubinhos
1 dente de alho descascado e espremido
1/4 de xícara (de chá) de azeite extra virgem
4 colheres ( sopa) de vinagre de vinho tinto
3 colheres ( sopa) de manjericão fresco bem picadinho
sal
pimenta do reino
tomate cereja e folhas de manjericão para decorar
Modo de Fazer;
Coloque a agua mineral em uma vasilha. Pique o pão em pedaços não muito pequenos e deixe de molho na água por mais ou menos 15 minutos. Com as mãos, esprema o excesso de agua e coloque o pão umedecido em uma saladeira. Junte os tomates, a cebola, o alho e o manjericão picados. Tempere com o sal, pimenta, vinagre o por fim o azeite . Misture muito bem e deixe na geladeira por meia hora, antes de servir. Enfeite com tomates cereja e as folhas de manjericão. Rende duas belas porções como prato unico e 4 como entrada


Se desejar um prato mais substancioso e colorido, adicione filetes de anchova picados e algumas azeitonas pretas. Bom apetite!




Nenhum comentário:

Postar um comentário