quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Depois do dia de Reis...o recomeço.!


Para mim, depois do dia de Reis, começo oficialmente o novo ano. A decoração de Natal e a arvore são desmontadas. Os enfeites devidamente separados, encaixotados e guardados. A casa retoma seu aspecto normal e retomamos a rotina de sempre. Mas, o recomeço é dificil. Há sempre muitas expectativas e preguiça. Sim, preguiça de retomar o ritmo, os projetos e o trabalho. Deve ser pior ainda, para aqueles que estão firmemente empenhados em cumprir as promessas de Ano Novo. Parece que começar tudo de novo estressa mais do que ir levando a vida ao longo do ano! Seja como for, ainda não consegui retomar o meu ritmo de antes das festas...meu jardim esta parecendo um brejo depois de tanta chuva. Sinto que a qualquer momento vão saltar perecas e rãs dele.Ainda bem que salvamos as uvas, são elas que aparecem na foto, recém colhidas no dia de Natal. A umidade excessiva esta amarelando as folhas das plantas, bulbos ameaçam apodrecer e as flores das azaleias e dos crisantemos estão meladas e apodrecendo. As folhagens mais resistentes crescem desenfreadamente, graças ao calor e a umidade, invadindo o espaço de outras espécies do jardim. Tenho que fazer uma intervenção imediata: podas e replantes. Preciso organizar a bagunça no meu brejo, mas francamente, a lama anda me causando um grande desanimo. Com tanta umidade, as lesmas apareceram e atacaram as folhas novas de minhas orquideas, principalmente as dendrobium. Tenho que combate-las rapidamente, ou só sobrarão as hastes. As formigas resolveram fazer um condominio de luxo ao pé de minha pitangueira, que acusou rapidamente o golpe em suas folhas. Entre uma chuvarada e outra estou tentando extermina-las. Sei que reclamo de bobagens, perto dos grandes transtornos e tragédias que andam acontecendo, mas não consigo deixar de pensar que as mudanças climaticas são inevitaveis e tudo pode ficar ainda pior.
Ontem, como já disse, desmontei a decoração de Natal. Confesso que foi um sufoco. O Rick, meu gato de 10 meses, achou que eu estava brincando, e resolveu participar. Começou a arrancar, freneticamente, vários enfeites da arvore de Natal e correr com eles pela casa. A Misty, achou interessante e resolveu juntar-se ao filho. E eu corria atras dos gatos, dos enfeites, e tentava encaixotar tudo o mais rapido possivel, para que eles não causassem mais estragos. A saia da arvore foi direto para o tanque. Estava encardida. Nos ultimos dias, tinha se transformado no "point" preferido para a soneca da tarde. A saia é de feltro, reproduzindo Papai Noel na neve com suas renas e o trenó. A maior parte dela é branca, portanto é facil imaginar como ficou. Cheia de pelos pretos e cinza ( da mãe e do filho). O Papai Noel, rejuvenesceu magicamente, ostentando uma inusitada barba grisalha!
Os gatos estavam muito inquietos. No final do dia, após a chuva, o Rick pegou um sanhaço no jardim. Não fez nada com ele, só abocanhou e trouxe correndo para nós. Tentamos salva-lo, mas o pobrezinho já estava morto. Fiquei com muita pena daquela vida tão fragil. Devia ser um filhote distraido, pois o Rick não é um grande caçador. Mesmo assim, o danado levou uma bronca e um tapinha, para que percebesse que não agradou nada. Francamente, não sei se é o procedimento correto, mas foi inevitável. Ele ficou murcho o resto da noite. Fez questão de dormir em nosso quarto, perto de nossa cama. Durante a madrugada, acordei pelo menos duas vezes com os pesadelos dele. Fez um barulho danado. Não acordava, mas miava alto e assustado, movendos as patas dianteiras. Acho que ficou estressado com a captura do passarinho e a bronca que levou!

Nenhum comentário:

Postar um comentário