segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Vinagre bem temperado.

O calor continua intenso e deve se intensificar com a chegada do verão. Portanto, as saladas continuam na ordem do dia. Mas, mesmo a saladinha simples de tomate e alface, pode tornar-se uma nova experiencia dependendo da forma como é temperada. O segredo aqui de casa é o vinagre. Para começar, sempre um vinagre de boa qualidade ( não agrin): tinto, branco, de maçã ou de arroz. Depois, é hora de colher ervas frescas, lavar e secar muito bem. Em garrafas bem limpas e secas, comece a alquimia. Coloque a erva que desejar, dentes de alho descascado ( se gostar) e pimenta vermelha. As nossas combinações campeãs são:
1- vinagre de vinho branco, galhos de alecrim fresco e muito alho.
2-vinagre de vinho tinto, um grande ramalhete de orégano ou tomilho fresco e muito alho.
3-vinagre de vinho tinto, manjericão, alho e pimenta vermelha fresca.
4- vinagre de maçã e um belo punhado de framboesas frescas.
5- Vinagre de vinho tinto, salvia e alho.
As combinações ficam ao gosto de cada um, mas todas são deliciosas e conferem um sabor todo especial a salada. Também são ótimas, para dar um toque especial ao tempero de carnes.
Para armazenar, tenho utilizado várias garrafas diferentes. Mas prefiro as de azeite, e com vidro escuro. Tenho a impressão que o vidro escuro, protege as ervas e o vinagre da luz e apura o sabor. Deixo as ervas macerarem no vinagre pelo menos por um mes, antes de utilizar.
Além do sabor e do rico aroma, levamos para o prato todas as propriedades terapeuticas dessas ervas milenares.
Espero que gostem da sugestão.
Bom apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário