sábado, 26 de setembro de 2009

O tempo das framboesas







O jardim é um pequeno universo capaz de proporcionar pequenas e inusitadas alegrias todos os dias. Bem cedo, ao molhar as plantas antes de começar mais um dia de trabalho, fico observando as novidades que tornarão o meu inicio de dia mais interessante. Foi o que aconteceu hoje. Depois de uma semana repleta de dias cinzentos e chuvosos, o sábado pela manhã amanheceu radiante. Com mais tempo disponível, comecei a olhar o jardim e os vasos do terraço com atenção, acompanhada dos meus tres fiéis escudeiros: Misty, Rick e Frida. Cada vaso que eu inspecionava e tratava de molhar, um dos tres vinha dar seu aval pessoal ou procurar algum matinho comestivel.

No terraço encontrei os vasos de framboesas todos floridos e com alguns frutos já em fase adiantada de amadurecimento. Uma florada abundante que garante muitos frutos incrivelmente graúdos. Não exigem muitos cuidados e todos os anos as framboesas se apinham em seus galhos espinhosos, proporcionando uma colheita suculenta, que tenho que dividir com uma horda de sanhaços e bem-te-vis. Tenho dois vasos bem produtivos. Um que esta numa area mais sombreada e o outro, bem maior, numa area com sol pleno. Ambos carregam bem, mas o que esta exposto ao sol, apresenta frutos bem mais doces e é o alvo preferido dos passaros. Se eu quiser comer framboesas madurinhas tenho que acordar bem cedo e correr para a colheita, caso contrario só encontro o cabinho da fruta e muito suco de framboesa espalhado pelo piso e pelas grades.
É interessante observar que essas deliciosas e lindas frutinhas vermelhas também estão em plena época no hemisfério norte. No Reino Unido este mes é dedicado a colheita de "berries" e confeção de geleias e "preserves".


Adoro fazer bolos, polvilhar com açucar de confeiteiro e decorar com as framboesas enormes e carnudas qua mancham o açucar com seu suco. No Natal, há sempre frutos suficientes para decorar o Tender ou um Lombo assado. Os vasos estão lindos com as flores e os frutos em formação. Parecem pequenas arvores de Natal decoradas com seus enfeites multicoloridos.
O Natal já chegou no meu terraço!

3 comentários:

  1. Aqui em casa é do mesmo jeito. Os pássaros sempre chegam antes de mim. É parecida com a minha - um pouco menor, talvez. Mas, certamente uma variedade de Rubus. Um abraço, N

    ResponderExcluir
  2. Olá amigo, me chamo Guilherme, estou concluindo a faculdade de agronomia e também aprecio as framboeseiras. Concederia uma muda desta sua planta? Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Olá, muito bonita as imagens, mas não são framboesas. São amoras. =)

    Acredito que do tipo Tupi, muito cultivada no sul do Brasil. Tenho um pé em meu quintal, sendo assim outra variedade a Morus Nigra, que cresce mais do que a variedade Tupi.

    ResponderExcluir