quarta-feira, 10 de junho de 2009

Pastel de Belém ou Pastel de São Bernardo do Campo.


Um dos doces mais conhecidos e gostosos da da cozinha portuguesa, o Pastel de Belém, é uma receita original guardada a sete chaves. Os lusitanos tem lá suas peculiaridades, e uma delas é levar as coisas ao pé da letra, sendo assim, se o Pastel de Belém for vendido em qualquer outra cidade, terá seu nome alterado de acordo. Se for saboreado em Fátima será chamado de Pastel de Fátima. No nosso caso, sempre gostamos do doce e finalmente encontrei uma receita muita próxima da original. Foi criada pelo chef Edu Guedes, que desenvolveu a receita após pesquisa na doceira matriz em Belém, Portugal.
Gostei muito do resultado, mas para evitar o trabalho de montar várias forminhas, transformei a receita numa torta. O resultado foi muito bom. Para os interessados deixo a receita:

Pastel de Belém ou Torta de São Bernardo do Campo.

Ingredientes para o creme:
3 xícaras de leite
2 xícaras de leite condensado
6 gemas peneiradas
1 xícara de açúcar cristal
2 colheres (sopa) de amido de milho
1 colher (café) de essência de baunilha

Modo de fazer o creme:
Primeiramente, coloque o açúcar e o amido de milho em uma vasilha e misture muito bem. Reserve. Coloque o leite em uma panela e leve ao fogo médio. Adicione o leite condensado e comece a misturar bem. Junte as gemas e continue mexendo. Acrescente a mistura de açúcar e amido de milho que estava reservada. Mexa sem parar. Quando começara a engrossar junte a essencia de baunilha. Continue mexendo até ficar um creme bem espesso. Reserve e deixe esfriar completamente.

Massa:
450 gramas de massa folhada pronta

Montagem da torta:
Pré-aqueça o forno em 250 graus.Utilize uma forma de fundo removivel de 25 cm de diãmetro. Forre a forma com a com massa folhada. Aperte bem as laterais. Despeje o creme completamente frio sobre a massa. Leve ao forno, que já deve estar bem quente. Em forno convencional, deixe assar por aproximadamente 20-30 minutos ou até dourar bem a parte superior. Se tiver forno com gril, deixe por 25 minutos no forno convencional em 250 graus ou até as bordas da massa dourarem e mais 5-10 minutos no grill (até o creme borbulhar e ficar tostadinho).

Bom apetite!





Nenhum comentário:

Postar um comentário