quarta-feira, 3 de junho de 2009

Friturinhas irresistiveis.


Com o friozinho danado que anda fazendo, minha vontade de ir para a cozinha fazer pratos mais elaborados (entenda-se trabalhosos) aumentou consideravelmente.

Folheando uma revista, dessas de supermercado, encontrei uma receita que me lembrou meus tempos de estudante. Naquela época chamavamos de " Pastelão da cantina", porem, no mundo dos salgadinhos é mais conhecida por "Rissoles".

A receita é simples e de fácil execução. Ao fazer a massa, duvidei que ela ficaria lisa, tamanho o numero de grumos que começaram a se formar à medida que o leite esquentava, mas no final ficou perfeita. A massa pode ser utilizada para fazer "Coxinhas" também. Na verdade é bem versátil, e pode ser utilizada em varios salgadinhos diferentes. O rendimento foi muito bom. Utilizando um cortador de 10 cm de diametro, conseguimos 32 rissoles bem rechedos.

Estou dizendo conseguimos, no plural, pois solicitei a ajuda de meu marido para esta tarefa. Estiquei a massa e cortei. Ele, gentilmente se dispôs a rechear e empanar. O recheio sofreu algumas adaptações para agradar o paladar da familia.

Contando com a preciosa ajuda, conseguimos chegar rapidadamente a etapa final: fritar. O resultado foi muito bom. A massa não encharcou e o sabor agradou a todos. Como o salgadinho fez sucesso, resolvi compartilhar a receita. Espero que gostem.

"Rissoles"
Ingredientes parta a massa:
3 xicaras de farinha de trigo peneirada
3 xicaras de leite
2 colheres (sopa) bem cheias de manteiga
sal

Ingredientes para o recheio:
500 gramas de carne magra moida (optei por patinho)
2 colheres (sopa) de azeite
1 cebola média bem picadinha
2 dentes de alho amassados
3 colheres (sopa) de salsinha e cebolinha bem picadinhas
2 colheres (sopa) de extrato de tomate
algumas gotas de molho de pimenta vermelha
pimenta do reino
sal

Ingredientes para empanar:
3 ovos batidos
2 xícaras de farinha de rosca

Para fritar:
400 ml de óleo de girassol (ou milho) bem quente

Modo de fazer:
Primeiramente faça o recheio. Leve uma panela com o azeite ao fogo médio . Quando começar a aquecer junte o alho e a cebola. Refogue um pouco e adicione a carne, mexendo sempre até fritar e ficar bem soltinha. Junte as pimentas e o sal. Refogue mais um pouco. Junte a salsa e cebolinha. Misture, tampe a panela e abaixe o fogo. Deixe cozinhando até que todo o liquido seque. Junte o extrato de tomate, misture bem e deixe cozinhando por mais 3 minutos. deslique o fogo e deixe esfriar completamente.

Para fazer a massa, leve ao fogo uma panela contendo o leite, a farinha , a manteiga e o sal. Vá misturando lentamente em fogo médio até começar a ferver. Mexa bem até a massa engrossar, desprender do fundo da panela e formar uma bola lisa. Retire do fogo e deixe esfriar coberta por filme plastico. Quando estiver totalmente fria, abra a massa com um rolo, numa superficie bem enfarinhada. Estique a massa até que atinja uma espessura de 3mm. Corte discos de 10cm. Coloque o recheio no centro (aproximadamente uma colher de sopa). Dobre a massa em formato de meia lua e aperte bem as beiradas. Passe no ovo batido e depois na farinha de rosca. Frite em óleo bem quente até ficarem douradinhos.

Bom apetite!

2 comentários: