quinta-feira, 12 de março de 2009

Bom, bonito e barato!


Minha mãe conta que meu avô, um camponês de Lugo, na Galicia (Espanha), quando ia ao mercado fazer as suas poucas e muito bem pensadas compras, sempre dava preferencia aos itens de melhor qualidade, guiando-se pelo preço. Pouco, mas da melhor qualidade. Esse era seu lema. Naquele mercado, que nada tinha em comum com os supermercados modernos e sim com uma feira medieval, ele ia negociar os animais e cereais da casa. Aproveitava também para comprar produtos que não produzia como o sal,azeite e vinho.
Escolhia e comprava as roupas e calçados mais finos para ir a missa de domingo.Os sapatos para o trabalho no campo, ele mesmo produzia. Eram sapatos rusticos chamados "zocos".
Já as roupas, para a esposa e os nove filhos, precisavam ser de boa qualidade, para durar muito.
Essa filosofia de consumo foi passada para os filhos, e assim, cresci vendo minha mãe procurando o mais caro, sempre acreditando que fosse o melhor.
Ao longo de minha vida, fui percebendo que isso nem sempre correspondia a verdade. Talvez no passado fosse assim, pois as pessoas pagavam pela qualidade do material e pelo trabalho envolvido na confecção do bem. Mas, em tempos modernos, pagamos muito mais pela "grife" e pela propaganda envolvida.
Pensando assim, resolvi que seria melhor me guiar pelos meus instintos (e experiencia) ao escolher o que comprar.Isso se aplica a tudo.
Aos poucos, vamos criando nossos próprios padrões e descobrindo maravilhados que existem sim, produtos muito bons, bonitos e baratos!
Por exemplo,descobrimos um vinho produzido no Vale do Rio São Francisco que não faz feio ante conhecidos vinhos italianos, franceses e californianos.Seu preço é muito bom e enche nossas taças de satisfação, sem esvaziar os nossos bolsos.
Para acompanha-lo, encontramos um delicioso queijo holandes Maasdan. Com uma massa bem densa e sabor picante. Seu preço é o mesmo (ou até menor) de bons queijos nacionais da mesma linha. Perfeito!
Para completar, não poderia faltar o aroma e a doçura do chocolate. Encontramos um chocolate belga, que derrete na boca deixando um sabor tão delicado, que é capaz de absolver as culpas do mais viciado chocolatra, sem leva-lo a falencia.
Há sempre coisas muito boas, e nem sempre conhecidas, esperando para serem descobertas nas gondolas dos supermercados.Arrisque e saboreie os doces frutos dessa ousadia!

2 comentários:

  1. Garimpar coisas nos mercados e fazer boas descobertas é tudo de bom mesmo! ;)

    Bjsss

    ResponderExcluir
  2. poxa vida, queria estar perto deste queijo de novo, como estive ao tirar a foto (e é claro, levar uma lasca embora)...
    mãe, agora eu tenho um blog!
    Sabe, eu não sei se ele é tão gostoso como o teu!
    Nos últimos tempos eu tenho sentido vontade de escrever quando eu estou sentimental (e na maioria das vezes quando estou com meus pepinos)... Então não ligue não, ele é meio rabugento!
    http://backupdepensamentos.blogspot.com/


    beijoca

    ResponderExcluir